Bolsonaro preso é trajeto natural se Delgatti tiver provas, diz jurista
Felipe Oliveira
Colaboração para o UOL, em São Paulo
17/08/2023 13h47
Se o hacker Walter Delgatti tiver provas sobre as acusações que fez na CPI, o trajeto natural do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é ser condenado à prisão, segundo o professor de Direito Constitucional Gustavo Sampaio.
Em participação no UOL News desta quinta-feira (17), ele afirmou que pela primeira vez alguém quebrou a blindagem que afastava Bolsonaro dos crimes.
Note que, ao longo de todos esses meses de investigação, tem se chegado a suspeitas fortes de crimes contra ex-ministro da Justiça, ex-diretor da PRF, ex-dirigente de órgãos de segurança pública, oficiais das Forças Armadas, mas não se chegava com prova concreta ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro.
Relacionadas
"O que esse depoente faz é quebrar essa blindagem, essa barreira, e vincular a conduta dos outros agentes políticos que trabalharam nessa tentativa continuada de golpe de Estado com o ex-presidente Bolsonaro", completou.
Questionado sobre uma possível prisão, o jurista afirmou que as provas estão se avolumando e podem levar Bolsonaro a ser condenado.
De fato, temos aqui uma grande impressão que houve crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, previsto no artigo 359-L do Código Penal, ou até crime de tentativa de golpe de Estado, preciso no partido 359-M do CP, além do artigo 288, de associação criminosa. As provas estão se avolumando e o trajeto natural é que no futuro possamos ter uma condenado, uma pena privativa de liberdade, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: