Topo

Com família de Faustão, deputado tenta empurrar PL sobre doação de órgãos

Carolina Nogueira

Colaboração para o UOL, em Brasília

12/09/2023 18h17Atualizada em 12/09/2023 19h51

Após a repercussão com o transplante de coração de Faustão, os deputados Fernando Marangoni (União Brasil-SP) e Maurício Carvalho (União Brasil-RO), convidaram a família do apresentador para tentar acelerar a votação do projeto de lei para que todos os brasileiros virem doadores de órgãos.

O que aconteceu

Carvalho, que é autor da proposta com Marangoni, apresentou um requerimento de urgência que pode ser votado nesta terça-feira na Câmara. Se aprovado o pedido, o texto poderá ser analisado pelo plenário da Casa sem ter de passar por nenhuma comissão. Normalmente, as comissões fazem sugestões e emendas numa proposta, o que faz com que demore mais para que ela seja votada.

O projeto de lei tramita na Câmara desde abril e autoriza a doação de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano para transplantes de pessoas que estejam na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) sem precisar da autorização da família.

Segundo o projeto, a pessoa que não quiser ser doadora de órgãos deverá informar seu desejo no documento de identidade.

Pela regra atual, a doação de órgãos só é realizada com autorização familiar, mesmo que a pessoa tenha manifestado, em vida, o desejo de doar. A doação de órgão de uma pessoa que morreu acontece em caso de morte encefálica, como traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). Neste caso, os órgãos doados vão para pacientes que precisam de um transplante e estão aguardando em lista única do SUS.

Marangoni e Carvalho convidaram a esposa de Faustão, Luciana Carvalho, e seu filho João Guilherme Silva para virem à Câmara e apoiarem o projeto. A família do apresentador já havia feito uma campanha do Ministério da Saúde para incentivar a doação de órgãos.

Vai facilitar tirando a burocracia da família também, de ficar imaginando se o seu familiar, se o ente querido gostaria de ser doador ou não, de buscar um segundo familiar para fazer uma autorização, então assim, acho que é uma pauta que é para todo Brasil.
Luciana Carvalho, esposa de Faustão

Quadro de Faustão o levou ao topo da lista de transplantes

Fausto Silva, 73, recebeu um novo coração no dia 27 de agosto. O apresentador estava internado desde o começo do mês no hospital Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca.

Faustão estava em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. O quadro de saúde do apresentador o colocava como prioridade na fila de transplantes.

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo explicou que Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração. "A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção."

Ainda, segundo a Central de Transplantes, a equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente, que era o apresentador.

A rapidez com que o apresentador recebeu o órgão gerou vários questionamentos nas redes sociais. João Guilherme Silva, filho de Faustão, chegou a repostar um story no Instagram em que pede para as pessoas se informarem sobre o processo da fila de transplante de órgãos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com família de Faustão, deputado tenta empurrar PL sobre doação de órgãos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política