Deputado da CPI do 8/1 pede acesso à delação de Mauro Cid: 'Cereja do bolo'
Colaboração para o UOL, em São Paulo
21/09/2023 19h08
O deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) disse hoje ao UOL News que apresentou nesta quinta (21) um requerimento pedindo acesso da CPI do 8/1 à delação premiada de Mauro Cid.
Esse requerimento tem como objetivo trazer a evidência dessas investigações. É muito importante que a gente possa ter acesso nessas semanas finais da CPMI e saber o que de fato aconteceu, poder questionar outros agentes que possam colaborar com essas investigações.
O deputado federal falou a respeito das informações divulgadas hoje de que Mauro Cid teria confirmado um encontro de Jair Bolsonaro com membros das forças armadas para verificar a possibilidade de um golpe de Estado.
Relacionadas
Isso comprova o que falamos desde o início: não houve um golpe e a democracia sobreviveu a esse atentado porque não teve o apoio que o Bolsonaro esperava por parte das forças armadas.
Por fim, o deputado também afirmou que o relatório da CPI "está bem encaminhado no sentido de apontar Bolsonaro o autor intelectual para os crimes realizados no dia 8".
Fazendo uma analogia, você tem o bolo, o bolo já está apto a comer, alimentar e matar a fome de quem quiser e precisar, mas essa informações é o recheio, é a cereja do bolo.
Governo espera que Marinha não se solidarize com almirante Garnier, diz Tales
O colunista do UOL Tales Faria afirmou que o governo Lula espera que ex-comandante Almir Garnier não conte com a solidariedade da Marinha caso tenha de responder na Justiça a respeito da delação realizada por Mauro Cid. Cid afirmou à Polícia Federal que Almir Garnier demonstrou disposição para participar de um golpe de Estado.
Por que não? Porque ele cometeu um ato, entre outros, além do golpismo, um ato que foi considerado muito agressivo contra o comandante que assumiu. Ele não aceitou passar o cargo ao comandante e essa é uma cerimônia muito importante e demonstra que a hierarquia esta sendo seguida.
"Ele criou um constrangimento muito grande no alto comando da Marinha. Isso diminui a possiblidade de que ele venha receber a solidariedade dos demais almirantes se a justiça concluir por alguma punição contra ele", afirmou Tales.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: