Topo

Sakamoto: Sem Rosa Weber, trabalhadores perdem voz no STF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/09/2023 19h35

Com a aposentadoria da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), que se despediu do cargo nesta quarta-feira (27), os trabalhadores perdem voz na Corte, avaliou o colunista do UOL Leonardo Sakamoto durante participação na edição noturna do UOL News.

A ministra Rosa Weber vai fazer falta no Supremo. É uma pessoa que, ao longo do seu mandato como ministra, sempre foi uma voz atuante em nome de minorias em direitos, em nome dos trabalhadores. Com a aposentadoria dela, a gente perde a última representante da área trabalhista dentro do STF.

Ela atuou firmemente em momentos importantíssimos do combate ao trabalho escravo no Brasil, quando forças políticas tentavam proibir o resgate de pessoas durante o governo Michel Temer. Ela é uma das únicas do Supremo com tendência de votação pró-trabalhador.

Sakamoto lembrou ainda que Rosa sempre atuou em defesa do direito das minorias que, embora sejam maiores numericamente, são minoritárias em direitos.

É uma pessoa que vai fazer falta, colocou temas que incomodam e por isso são importantes, que dizem respeito à dignidade brasileira. Nessa reta final ela resolveu assumir e dar a cara para bater, sem medo de receber críticas.

A gente espera que o presidente Lula substitua a ministra com um nome à altura e que substitua esse nome de preferência com uma mulher, e de preferência da preferência com uma mulher negra. Certas decisões precisam ser refletidas pela ótica da experiência de quem viveu determinadas opressões e privações.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sakamoto: Sem Rosa Weber, trabalhadores perdem voz no STF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política