Boulos: Obras sem licitação são maior escândalo recente de corrupção em SP
Colaboração para o UOL, em São Paulo
08/11/2023 10h54Atualizada em 09/11/2023 19h58
Em entrevista ao UOL News nesta quarta (8), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou que os gastos do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com obras sem licitação, revelados com exclusividade pelo UOL, "são o maior escândalo de corrupção dos últimos tempos" na capital paulista.
Esse é o maior escândalo de corrupção das últimas décadas na cidade de São Paulo. Talvez desde os precatórios de [Paulo] Maluf e [Celso] Pitta não tivemos um esquema tão absurdo de jorrar dinheiro público como esses das obras sem licitação do Ricardo Nunes. Guilherme Boulos, deputado federal (PSOL-SP)
Nunes é o prefeito de São Paulo que mais gastou com obras sem licitação em 14 anos, como aponta levantamento do TCM (Tribunal de Contas do Município), a pedido do UOL. O valor dos contratos emergenciais firmados entre janeiro de 2022 e outubro de 2023 chega a R$ 3,7 bilhões - 294,5% a mais do que os quatro últimos prefeitos juntos.
Boulos questionou o caráter emergencial de algumas das obras realizadas sem licitação e acusou a atual gestão de beneficiar construtoras.
O próprio TCM tratou isso como 'emergências fabricadas'. Ou seja: não eram emergências. A obra no túnel da avenida Rebouças entrou como emergencial. Qual emergência havia naquilo? Estão fazendo isso para favorecer construtoras, amigos e compadres do prefeito. É um grande esquema de corrupção que precisa ser investigado a fundo. Guilherme Boulos, deputado federal (PSOL-SP)
O deputado federal, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, cobrou uma investigação rigorosa das denúncias envolvendo Nunes e reforçou que o TCM já indicou a suspeita de irregularidades nestes contratos emergenciais.
O prefeito e quem assinou esse tipo de contrato de obra emergencial têm que ser responsabilizados. Não é dinheiro deles, mas da Prefeitura de São Paulo, dos impostos que pagamos e que está sendo jogado no ralo com obras sem planejamento, com indícios de superfaturamento, apontados pelo próprio TCM, favorecendo compadres e amigos do prefeito. É escandaloso. Guilherme Boulos, deputado federal (PSOL-SP)
Ao UOL, a Prefeitura de São Paulo afirmou que "o pré-candidato faz acusações infundadas e levianas sem apresentar provas".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Veja a íntegra do programa:
Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.