Topo

OPINIÃO

Sakamoto: Bolsonarismo só tem a perder se deixar PL, que não vai implodir

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/01/2024 11h12

Os elogios de Valdemar Costa Neto a Lula não farão o PL implodir, como insinuou Jair Bolsonaro, e o bolsonarismo só tem a perder se sair do partido, disse o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News desta terça (16).

O PL não vai implodir e o bolsonarismo só tem a perder se sair do partido, por não levar o fundo eleitoral e, a depender da situação, cargos podem ser reivindicados. Grande parte da defesa do Bolsonaro é paga pelo PL, assim como o salário dele, da Michelle e do Braga Netto.

Valdemar tem mais chance de manter o controle do que Bolsonaro, que vai espernear. No fim do dia, não acredito em divórcio. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Para Sakamoto, Costa Neto usa a estratégia de colocar o PL com "um pé no governo e outro na oposição" para se manter influente, mas precisa "tolerar o bolsonarismo radical" para seguir sua tática.

O PL nunca pertenceu ao Bolsonaro. Nem podemos chamar o PL de bolsonarista. O Novo é muito mais alinhado às propostas e ao discurso do bolsonarismo. No PL, há uma grande quantidade de pessoas que votam alinhadas ao governo Lula. Uma minoria é ligada ao bolsonarismo, e Bolsonaro sabe disso.

Hoje, há uma disputa forte dentro do PL para tentar apontar o partido para uma direção. O Valdemar quer que o PL continue onde sempre esteve: no centrão. Ele tolera o bolsonarismo mais radical por uma questão eleitoral e de poder, mas também gostaria de ter um partido no limite do pragmatismo, que consiga abraçar várias posições. O bolsonarismo tem outros planos para o PL e quer o partido o empurrando. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Vice-líder do PL critica Valdemar: 'Fala deixa Bolsonaro em nível inferior'

Ao elogiar Lula, Valdemar inferiorizou Jair Bolsonaro, afirmou Bibo Nunes, deputado federal e vice-líder do PL. O parlamentar negou que as declarações de Costa Neto tenham aberto uma crise no PL, mas ressaltou a necessidade de uma conversa para aparar as arestas.

A ala bolsonarista não aceitou bem essa comparação com Lula. A partir do momento em que ele diz que Lula tem prestígio, deixa Bolsonaro em um nível inferior. Sendo do PL, não acredito ser o momento de estar vangloriando o adversário.

Respeito o presidente Valdemar, que disse ter sido mal interpretado, mas não há o porquê em algumas declarações. Não se compara Lula a Bolsonaro. Foi uma colocação desnecessária. Se fosse convidado a dar entrevista novamente, ele não falaria ou até desistiria. Bibo Nunes, deputado federal (PL-RS) e vice-líder do partido

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sakamoto: Bolsonarismo só tem a perder se deixar PL, que não vai implodir - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política