'Relíquia' pura de R$ 12 mil: como é pepita de garimpo achada com Valdemar

Valdemar da Costa Neto, presidente do PL (Partido Liberal), foi preso nesta quinta-feira (8) pela PF por porte ilegal de arma de fogo. Na casa do político, também foi encontrado um item diferente: uma pepita de ouro.

O que se sabe sobre a pepita de ouro

A pepita de ouro pesa 39,18 gramas. Seu grau de pureza é de 95,26%.

Perícia preliminar da PF diz que origem da pepita de ouro é o garimpo. E que o material tem um valor estimado de R$ 12 mil.

Posse de pepita de ouro torna o político preso suspeito de usurpação de mineral. Ainda não se sabe ao certo onde ocorreu a extração. Se for de garimpo ilegal, pode configurar um crime ainda mais grave.

A defesa de Valdemar diz que posse de pedra não configura delito. Além disso, cita que o mineral está guardado há anos com o político "como relíquia".

É comum garimpeiros doarem ouro de presente em encontro com autoridades, informa a coluna da jornalista Natália Portinari. Valdemar Costa Neto é sócio de um garimpeiro que é coordenador do movimento "Garimpo É Legal" no estado do Amazonas.

Valdemar da Costa Neto, presidente do PL
Valdemar da Costa Neto, presidente do PL Imagem: Evaristo Sá/AFP

Sobre a arma encontrada com o político, a defesa diz que o revólver é registrado. E que foi deixado no apartamento de Valdemar por um primo há anos.

*Com informações do Estadão Conteúdo e coluna da jornalista Natália Portinari

Deixe seu comentário

Só para assinantes