OPINIÃO
Sakamoto: Leila Diniz representa o oposto de tudo que Michelle tenta vender
Colaboração para o UOL, em São Paulo
12/03/2024 12h24
Michelle Bolsonaro representa o contrário de tudo o que Leila Diniz defendeu, já que a atriz lutou contra a ditadura militar e foi uma mulher à frente do seu tempo, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News desta terça (12).
Leila Diniz representa o contrário de tudo o que Michelle Bolsonaro tenta vender como imagem. Leila foi uma pessoa que quebrou tabus, foi à frente do seu tempo, não gostava de convenções e nunca diria que a função da mulher é amparar seu homem e outras tantas coisas esquisitas que ouvimos por aí.
No pós ditadura e pós-redemocratização, passamos por um despertar, com novas gerações que lutam pelo direito de poder ser reconhecida pela identidade que efetivamente têm. Leila Diniz fez isso no meio da repressão militar, no meio da ditadura. Ela estava de um lado e os heróis de Jair e Michelle, do outro. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Sakamoto condenou o uso desvirtuado da imagem de Leila Diniz, tanto por Michelle como por Regina Duarte.
É tão absurdo a Michelle usar uma foto da Leila porque tanto ela [Michelle] como seu marido apoiam até hoje o lado da repressão, a ditadura militar, contra a qual Leila lutou e chocou.
Isso mostra como esse processo de apropriação indevida da imagem de pessoas que já morreram é utilizado por grupos políticos para seu benefício próprio. O que a Michelle fez foi roubar a história da Leila Diniz e subjugá-la às suas necessidades, contando uma mentira sobre isso. Isso é recontar a História para ressignificar o presente e, daí, tentar controlar o futuro. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
O que aconteceu
Michelle foi condenada a indenizar a filha de Leila Diniz em R$ 30 mil por uso indevido da imagem da atriz. A ex-primeira-dama vai recorrer da sentença. A atriz Regina Duarte também foi condenada a pagar uma indenização de R$ 30 mil a Janaína pelo mesmo motivo.
O uso político, não autorizado, da imagem da minha mãe respaldando a pré-campanha de Michelle Bolsonaro é uma imensurável ofensa a tudo o que minha mãe representou e ainda representa Janaína Diniz Guerra, filha de Leila Diniz, em comunicado
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL