Topo

Nikolas diz que pediu cancelamento do visto de Janones à embaixada dos EUA

Os deputados André Janones e Nikolas Ferreira Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados e Karoline Barreto/CMBH

Do UOL, em São Paulo

15/07/2024 16h23

Após o deputado federal André Janones (Avante-MG) sugerir que o ataque contra Donald Trump foi uma armação, o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) saiu em defesa do ex-presidente dos Estados Unidos e disse que pediu o cancelamento do visto de Janones.

O que aconteceu

Nikolas afirmou que já solicitou o cancelamento do visto do colega à embaixada dos EUA. Em uma série de postagens nas redes sociais, Janones sugere que o ataque a Trump durante um comício na Pensilvânia foi armado para beneficiar o candidato republicano nas eleições presidenciais. Para Nikolas, as publicações do parlamentar do Avante incitam violência e devem ser investigadas por autoridades.

Protocolado o ofício solicitando o cancelamento do visto americano de André Janones na Embaixada dos EUA no Brasil. Informei e demonstrei, através das publicações de Janones no "X", a incitação à violência praticada por ele e a zombaria inaceitável em relação à tentativa de assassinato de Donald Trump. Agora, cabe às autoridades americanas investigarem e tomarem as medidas cabíveis contra o desrespeito e a irresponsabilidade praticados por Janones, que não podem ser ignorados. Acompanharei de perto o andamento desta solicitação.

Relacionadas

Os parlamentares trocaram uma série de mensagens ofensivas nas redes sociais. Em uma delas, Janones insinua que gostaria de partir para um embate físico. "Vem cá tomar meu visto", publicou o deputado.

Vem cá tomar meu visto Chupetinha! To te esperando! pic.twitter.com/rTeUXcSSXh

-- André Janones (@AndreJanonesAdv) July 14, 2024

A troca de farpas rendeu até a manhã deste domingo (14). Janones continuou respondendo o deputado do Partido Liberal na rede. "Se o chupetinha [Nikolas Ferreira] conseguir que eu perco [sic] meu visto americano, eu vou ficar igual o miliciano", publicou em sua rede social. Em seguida, ele fez uma referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que teve o passaporte confiscado em fevereiro deste ano pela PF (Polícia Federal). "Eu tenho passaporte e ainda vou poder viajar pro resto do mundo inteiro."

A embaixada dos EUA em Brasília foi questionada sobre o recebimento do ofício e sobre a possibilidade de suspensão de passaporte do parlamentar, mas ainda não respondeu.

Os dois já brigaram na Câmara

Outro embate recente entre Janones e Nikolas foi na Câmara, e os dois precisaram ser apartados para evitar que saíssem no tapa. "Dou na sua cara com um soco, seu otário", disse Janones. "Pode vir, bate", respondeu Nikolas.

A briga foi depois de uma sessão do Conselho de Ética que julgou representação do PL contra Janones pela prática de "rachadinha". Ele foi acusado de receber parte dos salários de funcionários do gabinete.

Em 2023, Janones teve que pagar indenização a Nikolas

Após chamar Nikolas de "vereador pedófilo" André Janones foi condenado a pagar indenização de R$ 5.000. A ocasião foi a campanha presidencial que antecedeu as eleições de 2022. Janones disse no Twitter que um "vereador pedófilo" estava fazendo montagens com o nome dele.

Ele ironizou ao saber que Nikolas estava movendo uma ação contra ele por causa da publicação. Na época, Janones alegou que não havia citado nomes e que Nikolas o processou por ter "consciência pesada".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nikolas diz que pediu cancelamento do visto de Janones à embaixada dos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política