OPINIÃO
Tales: Núcleo duro de Bolsonaro teme que Marçal roube bolsonarismo para si
Colaboração para o UOL, em São Paulo
21/08/2024 11h05
A ascensão de Pablo Marçal (PRTB) na corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo assusta os apoiadores mais próximos de Jair Bolsonaro e gera apreensão no entorno do ex-presidente, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News desta quarta (21).
Pesquisa divulgada hoje pela AtlasIntel aponta o crescimento de Marçal, que aparece isolado na terceira posição com 16,3% das intenções de voto. O levantamento mostra Guilherme Boulos (PSOL) na liderança, com 28,5%, seguido por Ricardo Nunes (MDB), com 21,8%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Marçal ainda não é um líder. Tem perfil de direita, mas não é fiel a Bolsonaro. Carlos Bolsonaro sabe que Marçal não será fiel ao pai, por isso é tão irritado com ele.
E mais: Carlos tem uma desconfiança, que o [José Roberto de] Toledo até mostrou em um levantamento, que Marçal está sendo mais buscado do que o Bolsonaro. Pode existir um projeto do Marçal de superar Bolsonaro e de roubar o bolsonarismo para si quando o ex-presidente for preso. Isso assusta muito aquele núcleo duro do bolsonarismo. Ou seja, [os filhos] Carlos e Eduardo, que também já protestou. Há um susto no entorno de Bolsonaro quanto a Marçal. Tales Faria, colunista do UOL
Para Tales, Bolsonaro vive um dilema nas eleições paulistanas: ele apoia Nunes, mas sem contar com a reciprocidade do prefeito, e enfrenta Marçal, que usa táticas semelhantes às do ex-presidente na campanha e tenta conquistar o voto do mesmo público.
O problema é que eles estão meio encurralados. De um lado, há um candidato guloso, querendo roubar o bolsonarismo para si; do outro, um candidato que não é bolsonarista e só quer o apoio do Bolsonaro, mas sem retribuí-lo
Bolsonaro está em uma encruzilhada com esses candidatos. Não há um bolsonarista raiz para ele chamar de seu, como seria se o Eduardo fosse candidato, algo pensado pelo ex-presidente lá atrás. Não deu, e agora ele está aí, em uma encruzilhada. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL