Lula cutuca Musk: 'Bilionários preferem colonizar Marte a cuidar da Terra'

O presidente Lula (PT) voltou a criticar "bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra" em discurso em um centro espacial no Chile nesta terça (6). A alfinetada tem endereço certo: Elon Musk.

O que aconteceu

O bilionário sul-africano Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e da espacial SpaceX, tem um plano antigo de colonizar Marte. Em julho, Musk prometeu propiciar a vida de 1 milhão de pessoas no planeta vizinho em até 20 anos — a Nasa, agência espacial norte-americana, calcula que humanos nem cheguem a pousar por lá até 2040.

"Os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a ação e a orientação do Estado", disse Lula. Ele participa do lançamento da pedra fundamental de um novo centro espacial chileno, em Santiago.

Lula tem dado frequentes indiretas ao bilionário, crítico do governo brasileiro e apoiador global da extrema direita. O ponto, explicitado pelo petista em diferentes discursos, é que a elite econômica deveria centrar esforços em melhorar as condições de vida na Terra a procurar tornar a vida extraterrestre viável.

Para que os benefícios do desenvolvimento espacial sejam compartilhados por todos, é imprescindível que sejam fomentados em marcos sólidos de políticas públicas.
Lula, em discurso no Chile

O presidente também aproveitou a deixa para criticar a gestão Jair Bolsonaro (PL), como faz em quase todas as falas. "Agora, retomamos o investimento por meio de encomendas tecnológicas no valor de R$ 300 milhões. Vamos fortalecer a indústria espacial e gerar os empregos e a renda necessária", disse Lula.

O presidente está no Chile desde segunda (5). Ele teve encontros bilaterais com o presidente chileno, Gabriel Boric, falou sobre eleições venezuelanas e deve voltar ao Brasil nesta tarde.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.