Topo

Lula decreta luto oficial pela morte de Silvio Santos

Mateus Coutinho e Manuela Rached Pereira

Do UOL, em São Paulo*

17/08/2024 10h54Atualizada em 17/08/2024 16h20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou, neste sábado, luto oficial de 3 dias pela morte do empresário, apresentador e dono do SBT, Silvio Santos.

O que aconteceu

Decreto foi publicado em edição extra do DOU. Diário Oficial da União entrou no ar na tarde deste sábado e estabeleceu 3 dias de luto pela morte do apresentador.

Mais cedo, Lula publicou texto em homenagem a Silvio Santos. "Com seu talento e carisma lançou e deu apoio a muitos talentos da televisão, do humor e do jornalismo. Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país", escreveu o petista.

Outros decretos de luto

Após o anúncio da morte de Silvio Santos neste sábado (17), o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, decretaram luto oficial, de sete dias na capital, e três, no estado. O Senado Federal também prestou a homenagem, com luto oficial de 3 dias em decreto assinado pelo presidente da casa, Rodrigo Pacheco.

Com profundo pesar, o Governo do Estado de São Paulo lamenta o falecimento do empresário e apresentador Silvio Santos, aos 93 anos, neste sábado (17). Fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), tornou-se um dos símbolos da comunicação brasileira graças à maneira simples, direta e carismática com que lidava com o público. Está decretado luto oficial de três dias no estado de São Paulo.
Tarcísio de Freitas, em nota

A gente recebe essa notícia com uma tristeza enorme, estou decretando hoje luto de sete dias, me colocando à disposição da família (...) Estou colocando toda a estrutura da Prefeitura à disposição para que a gente possa se despedir dessa pessoa que foi um ícone, um símbolo da comunicação do nosso país.
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, em declaração à imprensa

Deixa um legado no entretenimento e na comunicação. Sua morte causa tristeza e consternação à sociedade brasileira
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, em decreto oficial

Morte de Silvio Santos

Silvio Santos, o maior comunicador da história da TV brasileira, morreu aos 93 anos. A informação foi confirmada neste sábado pelo SBT pelo X.

Apresentador deu entrada no hospital no último dia 1 de agosto. Segundo a assessoria do SBT, ele foi ao hospital para realizar exames que não podem ser feitos em domicílio.

Silvio Santos teve um quadro de H1N1 em julho. Na época, após negar que ele estivesse internado, a assessoria do SBT admitiu que ele estava hospitalizado com influenza A: "Ele está sendo medicado e no hospital", diz comunicado da emissora lido ao vivo por Michelle Barros no "Chega Mais".

O Albert Einstein montou um "plano de guerra" para evitar o vazamento de informações, segundo apurou a reportagem.

Nova internação seria por outro motivo, segundo informou o jornal O Globo. O canal divulgou uma nota negando que o apresentador esteja em estado crítico. "Silvio Santos segue no hospital apenas para cuidados médicos necessários."

Tiago Abravanel, neto do apresentador, informou à coluna de Lucas Pasin, de Splash, que o avô estava bem. "Tá sendo tratado nesse momento delicado, mas graças a Deus muito bem assistido, a família toda", afirmou o ator.

A assessoria de imprensa do SBT não havia fornecido nenhuma atualização sobre o estado de saúde do dono da emissora na última semana.

*Com informações de reportagem publicada em 17/08/2024.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula decreta luto oficial pela morte de Silvio Santos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política