Lula se reúne no Alvorada com ministros do STF e diretor da PF
Do UOL, em Brasília
13/11/2024 22h44Atualizada em 13/11/2024 23h20
O presidente Lula (PT) se reúne com ministros dos STF (Supremo Tribunal Federal) no Palácio do Alvorada enquanto aguarda desdobramentos das explosões na praça dos Três Poderes, em Brasília.
O que aconteceu
Lula recebia os ministros Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes quando as explosões ocorreram. Por medidas de segurança, eles ficaram na residência oficial, com segurança reforçada pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e pelo Exército.
A situação está tranquila, segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social). O diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também está no local.
Relacionadas
Lula já tinha deixado o Planalto no momento da explosão. Nesta quinta (14), estava prevista a cerimônia de entregas de cartas credenciais de embaixadores no Palácio do Planalto. Não há confirmação de que o evento será mantido, mas ele deve ir ao Rio de Janeiro para o G20 no final do dia.
Segundo o GSI, houve reforço nos palácios do Planalto, do Alvorada e do Jaburu. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que reside no último, está no Azerbaijão, representando o governo na COP29.
Até então, a situação está controlada. A Esplanada dos Ministérios foi bloqueada e o GSI segue monitorando toda movimentação próxima aos palácios de governo, para identificar possíveis ameaças.
Duas explosões foram confirmadas na praça dos Três Poderes, uma pessoa morreu. A região foi isolada por equipes da Polícia Militar, Polícia Legislativa e Corpo de Bombeiros. O esquadrão antibombas está realizando uma varredura no local.
Uma das bombas foi acionada em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal), a outra no entorno da Câmara dos Deputados. As explosões aconteceram no início da noite desta quarta-feira (13). A praça dos Três Poderes foi isolada.