Evangélicos do PT agradecem pela vida de Lula após plano de morte revelado

Evangélicos do PT se reuniram em um culto de Ação de Graças nesta quinta-feira (28) para agradecer pela vida do presidente Lula após plano de assassinato ser relevado pela PF.

O que aconteceu

Culto de ação de graças teve destaque para oração por vida de Lula. "Agradecemos pela vida do presidente. Agradecemos o fato desse plano de assassinato ter dado errado", explicou ao UOL o pastor Oliver Costa Goiano, que coordena o NEPT (Núcleo de Evangélicos do Partido dos Trabalhadores). "Para nós, a eleição dele em 2022 ainda é um milagre."

O culto aconteceu uma semana após indiciamento de Bolsonaro. "Mas já estava agendado há bastante tempo", explicou o pastor. "Para nós evangélicos, não existe coincidência —o termo é 'jesuicidência'. No dia em que se comemora a Ação de Graças nos Estados Unidos, estávamos prontos para louvar a Deus, e completou uma semana desse indiciamento."

Pastor responsável pelo culto acredita que igreja tem que "pedir perdão" a Lula. O culto foi ministrado pelo pastor Sérgio Dusilek e contou com a presença da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ). O pastor responsável pelo culto renunciou ao posto de presidente da Convenção Batista Carioca em 2022, após fazer afirmação sobre perdão a Lula.

Núcleo Evangélico integra o PT desde a década de 80. "Nós oramos, lemos a bíblia, vamos até a igreja, mas o nosso núcleo entende que a religião não precisa ser imposta ao Estado", defende o pastor, que, ao lado da deputada Benedita, escreveu a carta contra o aborto em 2022.

Pastores querem que evangélicos se revoltem contra tentativa de assassinato. "Lula respeita a fé das pessoas", justifica o pastor. "Ele nunca pediu voto nos cultos. Cadê uma nota da Convenção Batista Brasileira condenando a tentativa de assassinato contra o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes?"

É um dever civilizatório que uma instituição se manifeste nesses momentos. Uma igreja tem que ser contra toda e qualquer tentativa de assassinato, até porque tinha um padre envolvido.
Pastor Oliver Costa Goiano

'Maldição do bolsonarismo'

Evangélicos do PT temem ser associados à extrema direita, após alianças de pastores com Bolsonaro. "Combater a extrema direita é um desafio da nossa geração", defende o pastor. "Evangélicos de verdade são pacíficos, são contra armas, pacifistas. Jesus era contra armas. Entendemos que esse movimento da extrema direita no mundo inteiro está instrumentalizando as religiões."

Continua após a publicidade

Todas as igrejas evangélicas no brasil que se envolveram com o bolsonarismo estão em crise, é uma maldição do bolsonarismo.

Desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff o núcleo de evangélicos do PT ganhou muita força nacional. Convidamos o presidente Lula para vir a São Gonçalo, que é uma das cidades mais evangélicas do Brasil. Fomos nós que escrevemos a carta contra o aborto em outubro de 2022 e entregamos ao presidente. Pastor Oliver Costa Goiano, coordenador do Núcleo de Evangélicos do PT

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.