Sakamoto: Lula evita sair na mão com mercado e realinha discurso para 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou sair na mão com o mercado financeiro durante entrevista coletiva e, com isso, realinha o seu discurso para as eleições de 2026, avaliou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News, do Canal UOL, nesta quinta-feira (30).
Lula mudou o tom, evitou brigas com o mercado e deu uma entrevista que não foi eleitoreira. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Esta foi a primeira entrevista do mandatário concedida aos repórteres, no Palácio do Planalto, em Brasília, desde que trocou o comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República). O publicitário Sidônio Palmeira assumiu o lugar do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
Ao Canal UOL, Sakamoto disse que a entrevista de Lula foi dividida em vários pontos.
Talvez, a parte eleitoral seja o fato de que ele Lula aposentou o chapéu Panamá. Lula tinha adotado o chapéu para ocultar cicatrizes após procedimento devido à queda que teve no banheiro e que disparou toda uma discussão sobre sua capacidade de estar na eleição de 2026. Nesta entrevista, ele falou inclusive que está fazendo musculação. Então, fez questão de mostrar que está bem de saúde.
Ao falar sobre os juros e Gabriel Galípolo, Lula disse que a decisão será sempre do presidente do Banco Central. Sabemos que o presidente gostaria de criticar a taxa de juros, mas não entrou [na discussão], não bateu, apesar do aumento do aumento na Selic. O Galípolo tem a confiança de Lila, enquanto o Campos Netto era visto como bolsonarista e inimigo. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Ao comentar a entrevista de Gilberto Kassab, quanto o presidente do PSD disse que Lula perderia a eleição se ela fosse hoje, o petista frisou que a eleição não é hoje, no que ele está certo. Também disse que não é o presidente da República quem autoriza o aumento no preço dos combustíveis, mas a Petrobras. E que pretende melhorar o preço dos alimentos estimulando a produção e o financiamento, o que os grandes produtores rurais queriam ouvir. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
O petista de 79 anos tem enfrentado problemas de saúde e dificuldades na articulação de sua base, com poucas entrevistas coletivas, o que tem gerado questionamentos quanto a sua capacidade de administrar o país. Lula ainda não confirmou oficialmente se será candidato ou não nas eleições presidenciais de 2026.
Em novembro, o mandatário chegou a admitir, em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, que será candidato à reeleição em 2026, isso, se não houver outro nome para enfrentar a extrema direita.
Josias: Lula precisa assumir que Campos Netto é bode expiatório'
No UOL News, Josias observou que Lula também precisa admitir que Roberto Campos Netto, ex-presidente do Banco Central, virou bode expiatório gasto.
O Lula e a cúpula do PT agora atribuem [o aumento da taxa de juros], remanescente na gestão do Gabriel Galípolo [atual presidente do BC] a uma herança da gestão de Campos Neto. Isso não é bem assim. Josias de Souza, colunista do UOL
Nesta quinta, Lula defendeu Galípolo, indicado por ele ao cargo, após o aumento da taxa básica de juros para 13,25% ao ano na última quarta (29). O presidente era um grande crítico do ex-presidente Roberto Campos Netto e o acusava de boicote por ter sido indicado e ter boa relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O aumento da taxa de juros encarece principalmente o crédito e os serviços financeiros. Ou seja, fica mais alto o custo dos empréstimos pessoais e para empresas, dos financiamentos imobiliários e para a compra de veículos.
Assista ao trecho do vídeo abaixo
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.