Topo

Tales: Em viagem, Lula finaliza reforma ministerial e deve afastar petistas

Colaboração para o UOL

26/03/2025 09h49

Durante sua viagem ao Japão, o presidente Lula (PT) está definindo os últimos detalhes da reforma ministerial, que deve afetar alguns petistas, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News hoje.

Tales apurou que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) pressiona Lula para que haja mudanças no Ministério do Desenvolvimento Agrário, comandado hoje por Paulo Teixeira (PT).

É muito bom que Lula não esteja comentando o julgamento do Bolsonaro nesse momento. A viagem [ao Japão] foi marcada com antecedência. Não foi uma coincidência, mas ela é boa.

Lula fez essa viagem também de olho na questão interna, que é o Congresso Nacional e a relação com ele. Daí ter levado uma comitiva cheia de políticos. Nessa viagem, ele está definindo a reforma ministerial.

A expectativa das pessoas que têm conversado com Lula é de que haja uma mudança até no PT, especialmente na questão do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O MST está reclamando muito que a reforma agrária está lenta, assim como a definição dos novos assentamentos dos sem-terra. Lula está levando sindicalistas na viagem para discutir esse assunto também. Ele esteve em Minas Gerais tratando desse tema da reforma agrária. Tales Faria, colunista do UOL

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, nas mãos de Wellington Dias (PT), também pode sofrer alterações, segundo o colunista.

Há a expectativa de mudanças nessa área e no Ministério do Desenvolvimento Social. São duas áreas do PT nas quais Lula terá que mexer, mas não necessariamente para oferecê-las ao centrão. Por isso ele levou Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, além dos presidentes da Câmara [Hugo Motta] e do Senado [Davi Alcolumbre] e os líderes, para discutir a reforma ministerial. Tales Faria, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:


Política