Topo

Esse conteúdo é antigo

Argentino em cruzeiro no Japão é 1º latino-americano diagnosticado com coronavírus

Cruzeiro Diamond Princess está em quarentena em Yokohama por causa do coronavírus  - Kazuhiro Nogi/AFP
Cruzeiro Diamond Princess está em quarentena em Yokohama por causa do coronavírus Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP

07/02/2020 06h28

Um passageiro argentino do cruzeiro "Diamond Princess", em quarentena na costa do Japão, está entre as 61 pessoas que contraíram o novo coronavírus, anunciaram hoje as autoridades nipônicas.

Este é o primeiro caso confirmado de um latino-americano diagnosticado com o novo coronavírus anunciado até o momento.

O cruzeiro, que chegou na segunda-feira à noite às imediações do porto de Yokohama, tem quase 3.700 passageiros e tripulantes: 273 foram submetidos a exames.

"Chegaram os resultados dos 171 testes restantes, dos quais 41 deram positivo", afirmou o ministro da Saúde japonês, Katsunobu Kato, o que triplica o número inicial de casos. Os pacientes diagnosticados com o coronavírus serão hospitalizados.

Além do argentino, 21 japoneses, oito americanos, cinco canadenses, cinco australianos e um britânico são os casos mais recentes da doença no cruzeiro.

Os exames se limitaram inicialmente às pessoas que apresentavam sintomas ou que tiveram contato com um passageiro que desembarcou em Hong Kong e foi diagnosticado com a enfermidade.

Mas agora o ministério da Saúde do Japão pretende submeter a exames adicionais pessoas consideradas vulneráveis que estão a bordo do cruzeiro, como idosos e pessoas que estiveram em contato com os novos casos positivos. O governo não divulgou um número exato de testes.

O "Diamond Princess" atracou na quinta-feira em Yokohama para uma quarentena que pode prosseguir até 19 de fevereiro.

Vinte pessoas que já haviam apresentado resultado positivo para o novo coronavírus foram retiradas da embarcação. Uma delas está em condição crítica, anunciou o ministério da Saúde, sem revelar detalhes.

UOL Explica - O que é o coronavírus?