Topo

Rio e Salvador estão fora de alerta de febre amarela para o carnaval

Lígia Formenti

17/01/2018 08h20

Quem vai passar o carnaval no Rio de Janeiro ou em Salvador e pretende apenas ficar na área urbana não precisa tomar vacina contra febre amarela, afirmou nesta terça-feira (16) o ministro da Saúde em exercício, Antonio Carlos Nardi.

Veja também:

Apesar de as duas capitais estarem no roteiro da campanha de vacinação com doses fracionadas contra a doença, o ministro assegura que os turistas só devem preocupar-se com a imunização, dez dias antes, caso se dirijam a áreas de mata.

De acordo com ministério, a imunização de pessoas que vivem nas duas cidades é uma medida de precaução, pois essa população tem maior possibilidade de visitar regiões de mata. 

Vacina por R$ 300 no Recife

A população que busca imunização contra a febre amarela na região metropolitana do Recife está enfrentando dificuldades. A dose está em falta na rede privada. Em poucas clínicas que têm estoque, a dose da vacina chega a ser vendida por até R$ 300. 

Febre Amarela - Fila vacinação - Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo - Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo
Fila para vacinação contra febre amarela na UBS Jardim Peri, próximo ao Horto Florestal, na zona norte de São Paulo
Imagem: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo

Campanha de vacinação em SP será antecipada

A campanha de vacinação no Estado de São Paulo com doses fracionadas, inicialmente prevista para começar no dia 3 de fevereiro, foi antecipada e terá início no dia 29 de janeiro em 54 cidades. A campanha terminará em 17 de fevereiro. A meta de vacinação também foi ampliada, de 7,3 milhões para 8,3 milhões de pessoas. 

Haverá dois "dias D", com vacinação aos sábados, nos dias 3 e 17 de fevereiro. A vacinação é destinada para pessoas ainda não vacinadas.

Na capital, a campanha visa imunizar 2,5 milhões de pessoas que residem em distritos previamente definidos das zonas Leste e Sul (Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Grajaú , São Mateus, entre outros).