Topo

Fertilidade masculina também declina com o passar dos anos, diz estudo

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

20/10/2011 11h25

Não são só as mulheres que precisam se preocupar com o relógio biológico antes de ser mãe. De acordo com estudo apresentado na Conferência Americana de Reprodução, a fertilidade masculina declina conforme o passar dos anos e depois dos 41 as chances de se tornar pai diminuem rapidamente.

O estudo foi realizado com pacientes mais velhos e os pesquisadores coletaram os espermas para fertilizar óvulos que foram doados.

No contexto do estudo, o óvulo ter sido doado permitiu separar o efeito da idade masculina da feminina, pois eles vieram de mulheres novas e saudáveis.

A fertilidade masculina caiu em até 7% a cada ano, entre os homens com 41 e 45 anos. Depois dessa idade a fertilidade diminuiu ainda mais e de maneira mais rápida.

Outro estudo relaciona a paternidade depois dos 45 anos com riscos para a criança. De acordo com os cientistas, os filhos de pais mais velhos têm mais riscos de desenvolver doenças como autismo, esquizofrenia e epilepsia. Além disso, as crianças têm duas vezes mais chances de morrer antes de chegar a fase adulta.