Topo

Prédios vizinhos aos que desabaram no Rio devem limpar ar-condicionado, recomenda médico

Do UOL

Em São Paulo

27/01/2012 16h12

A poeira em suspensão após o desabamento de três prédios na quarta-feira (25), no Centro do Rio de Janeiro, pode causar reações alérgicas e problemas respiratórios. Por isso, é importante que os edifícios vizinhos mantenham as janelas fechadas e promovam a limpeza do aparelhos de ar-condicionado. A recomendação é do pneumologista Alexandre Pinto Cardoso, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Segundo o médico, o risco maior de complicações é para pessoas que estiveram mais próximas ao local, em especial nos momentos seguintes ao desabamento. As partículas maiores baixaram bastante com o passar das horas e a chuva. "Mas as partículas mais finas, que não são visíveis a olho nu, demoram mais tempo para se dissipar", diz o especialista.

Além disso, a poeira decantada, que fica sobre os carros e as ruas, ainda pode causar problemas enquanto o entorno não for limpo.

Fraga Filho lembra que os fungos provenientes das estruturas envelhecidas que desabaram podem não apenas causar irritação nas mucosas, como o nariz, mas também uma condição conhecida como alveolite alérgica.

Nesta quinta-feira (26), a Secretaria da Saúde do Rio de Janeiro alertou que pessoas com maior propensão a doenças respiratórias ou alérgicas, como asma e bronquite, podem ser mais afetadas.

De acordo com o médico Pedro Guimarães Coscarelli, da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalho, os riscos podem ser agravados caso determinados produtos químicos tenham sido usados na construção dos prédios que desabaram, como o amianto, por exemplo.