Demora para agendar consultas é a principal reclamação de usuários de plano de saúde
A maior queixa de usuários de planos de saúde é a demora para agendar consultas. Foram 28% do total de 423 queixas recebidas em menos de um mês pelo telefone que recebe reclamações do serviço. O serviço nacional de apoio aos pacientes de plano de saúde foi lançado durante a pesquisa do Datafolha, encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM), e que mostrou que quase oito em cada dez usuários de plano de saúde de SP sofreram problemas com o atendimento de seus planos.
Outros reclamações que também foram citadas na pesquisa do Datafolha aparecem novamente no balanço obtido pelo 0800, como negativa de cobertura (19%), rede credenciada insuficiente (17%), reajuste abusivo (15%) e demora para autorizações de exames e internações (13%).
Segundo o balanço, há reclamações também de descredenciamento de médicos (3%), carência do plano (2%), falta de leito para internação (1%) e doenças ou lesões pré-existentes (1%).
Número
O 0800 200 4200 é um serviço lançado pela Proteste – Associação de Consumidores em parceria com a APM (Associação Paulista de Medicina) atende reclamações de todo o Brasil e oferece esclarecimentos, além de apontar o encaminhamento para garantir os direitos dos usuários.
O serviço de orientação, que funcionará das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, é feito apenas por telefone. No entanto, caso exista a necessidade de retornar alguma informação ao paciente, a resposta é dada por e-mail no prazo de 72 horas.
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