Topo

Chris Nicklas encontra paz de espírito e qualidade de vida entre suas plantas e gatos

Ela chegou a declarar que gostaria de criar uma reserva ecológica, mas confessa que é algo meio utópico - Maria Elisa Franco/UOL
Ela chegou a declarar que gostaria de criar uma reserva ecológica, mas confessa que é algo meio utópico Imagem: Maria Elisa Franco/UOL

Cármen Guaresemin

Do UOL, em São Paulo

13/11/2012 07h00

Nascida no Rio de Janeiro, mas criada em São Paulo, a ex-modelo e apresentadora do Quebra-Cabeça do canal GNT, Chris Nicklas, voltou à cidade natal há 15 anos e, hoje, vive num lugar de sonhos dentro de um condomínio. E é ali que ela encontra sua paz de espírito e qualidade de vida.

Ela conta que nada foi planejado: ela e o marido apenas queriam resgatar a sensação de se morar em casa e não num apartamento. “Encontramos o lugar e fomos plantando árvores frutíferas e hoje temos pés de acerola, jabuticaba e amoras. Tudo foi muito espontâneo, sem planejamento. Mas nós tínhamos a experiência de ter morado em casa e viver com jardins, animais, de rolar na lama. E queríamos dar isso aos nossos filhos” – conta ela que é mãe dos gêmeos Lucas e Nina, de dez anos.

Chris fala que a casa parece uma bolha, bem na entrada do condomínio que fica na Barra da Tijuca, com direito à visita de saguis e gambás: “Estamos num trecho de Mata Atlântica e temos contato com a fauna silvestre”, diz ela, entusiasmada.

Isso explica por que nos finais de semana a família até prefira ficar em casa a sair. A sala tem um deque no jardim, com muitas plantas que o casal mesmo cuida. “Havia uma árvore que estava morrendo. Tiramos o miolo, a medicamos e ela renasceu. Nós nos importamos e isso nos dá a sensação de qualidade de vida, nosso esforço diário em manter este cantinho”.

Ela só fica chateada quando fala que o bairro está sendo invadido pelos carros, o que trará destruição e poluição. “Precisamos de ciclovias no Rio de Janeiro. As pessoas não gostam quando falo, mas São Paulo é mais cidade que o Rio, especialmente no quesito obras” , diz ela.

Reserva ecológica

Na casa, ela vive também com um peixe e cinco gatos, todos resgatados da rua: “O Chinês, por exemplo, chegou todo sarnento e cuidamos. Já tive mais, mas, claro, eles vão morrendo, de velhice ou doenças graves. Todos são castrados, o que evita que queiram ir para a rua. Creio que os animais tenham um pouco da personalidade dos donos. A veterinária sempre diz que meus gatos são muito calmos e bonzinhos na hora de serem atendidos”.

A apresentadora já chegou a declarar que gostaria de criar uma reserva ecológica, mas confessa que é algo meio utópico: “Tenho amigos com este mesmo sonho. Eles têm esta percepção de natureza. Nós discutimos sobre isso de criar uma reserva, mas é algo muito grandioso”.

Enquanto o sonho não se realiza, ela toma algumas atitudes para mudar o mundo, ao menos ao seu redor: “Eu reciclo, planto árvores, temos um carro só, o que é mais econômico e ecológico, resgato animais.”

Alimentação e ética

Apesar de ter trabalhado na MTV, ela confessa que sua relação com música é normal: “Gosto muito de ouvir MPB, cantores como Marisa Monte, Maria Gadú e Caetano Veloso, por exemplo. Quando estou no trânsito, adoro ficar ouvindo rádio.” Mas ela não faz nada disso para relaxar: “Eu lido bem com o estresse, no geral, eu vivo em paz”.

Quando se fala em alimentação, ela conta que em casa é proibido frituras e a preferência é pelos integrais: “Depois de ter filhos, você foca em comer melhor, em montar uma mesa bacana, com todos juntos. Todo mundo sai ganhando com isso. Meu filho até pede para repetir o prato de brócolis, como aquele menino de um comercial de anos atrás. É verdade!”,  afirma rindo.

Aliás, falando em maternidade, algo que a conduz é a responsabilidade de educar: “Penso em passar meus valores éticos, pois as crianças se inspiram em seus pais. A nova geração nem liga para nada, mas é preciso se importar com as pessoas, com o meio ambiente, com os animais, enfim, com tudo a sua volta. Você vê um cão atropelado, por exemplo, e não vai parar e socorrer?”, finaliza.