Topo

China e Índia são os países de origem da maioria dos insumos para fabricação de remédios no Brasil

Do UOL

Em São Paulo

11/01/2013 12h43

Relatório publicado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nesta quinta-feira (10), apresentou informações relativas às inspeções internacionais, realizadas no período de outubro de 2010 a fevereiro de 2012, nas fábricas de insumos farmacêuticos ativos, ou seja, componentes utilizados na fabricação de medicamentos. O documento aponta que China e Índia são os países de origem da maioria dos insumos utilizados no Brasil.

Segundo o documento, 63% das empresas inspecionadas apresentaram condições satisfatórias e 12%, insatisfatórias. As outras 25% foram classificadas como em exigência.

Após a inspeção da agência, as empresas que apresentam condições satisfatórias recebem o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), documento exigido para obtenção de registro do insumo no Brasil.

Ao todo, foram inspecionadas 54 empresas, sendo que 30 delas obtiveram o CBPF.

Para o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares,  o objetivo do relatório é dar transparência ao processo de inspeção. “O documento é uma ferramenta de avaliação e fornece um panorama do processo de inspeção internacional desses insumos, iniciado em 2010”, afirmou. O diretor disse, ainda, que a publicação é uma importante ferramenta para o planejamento de inspeções futuras.

O relatório pode ser encontrado no site da Anvisa (portal.anvisa.gov.br).