Dieta saudável reduz sintomas de depressão, revela estudo
Uma dieta saudável não só ajuda a emagrecer, mas também faz com que muitas pessoas retomem a autoestima e façam as pazes com o espelho. A descoberta de um novo estudo, conduzido na Universidade de Eastern Finlan, na Finlândia, é que esse tipo de alimentação também reduz os sintomas de depressão nos indivíduos diagnosticados com a doença.
Os pesquisadores acompanharam mais de 2.000 mil homens finlandeses de meia-idade durante 13 anos. A dieta foi mensurada com base nos registros alimentares, bem como nos questionários de frequência alimentar. A pesquisa também detectou que a perda de peso também estava associada a uma redução dos sintomas da doença.
"O estudo reforça a hipótese de que uma dieta saudável tem potencial não só no afastar a depressão, mas também de contribuir como prevenção", destaca Anu Ruusunen, uma das autoras do estudo.
De acordo com a pesquisa, os indivíduos deprimidos muitas vezes têm uma má alimentação e consomem poucos nutrientes. No entanto, ainda não é claro se a dieta e a ingestão de certos tipos de alimentos e nutrientes diminuem os riscos de desenvolver depressão nos indivíduos saudáveis.
Uma dieta saudável é composta por vegetais, frutas, grãos integrais, aves, peixes e queijos com baixo teor de gordura. Segundo os pesquisadores, esse tipo de alimentação foi associado a uma menor prevalência de sintomas depressivos.
O aumento da ingestão de ácido fólico também foi associado com um menor risco de depressão. Legumes, frutas, grãos integrais, carne e fígado são as principais fontes alimentares desse nutriente.
Já a adesão a uma dieta pouco saudável, caracterizada por um elevado consumo de salsichas, carnes processadas, sobremesas com açúcar, bebidas açucaradas, alimentos industrializados, pães e batatas assadas foi associada com um aumento da prevalência de sintomas depressivos elevados.
O artigo foi publicado nas revistas Psychotherapy and Psychosomatics, European Journal of Nutrition, Public Health Nutrition e Diabetic Medicine.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.