Serviço telefônico sobre drogas atendeu mais de 16 mil pessoas em 2013
O serviço Ligue 132, antigo VivaVoz 132, que oferece atendimento gratuito de orientação e informações sobre os riscos do uso de drogas e seus efeitos no organismo, chegou no mês de novembro de 2013 a 16.452 atendimentos, segundo o Ministério da Justiça. Cocaína (31,1%), álcool (22,9%) e maconha (20,8%) são os assuntos mais buscados.
O atendimento funciona em período integral, todos os dias da semana. A maioria das pessoas atendidas pelo serviço é de homens com mais de 35 anos, com ensino fundamental incompleto, solteiros e com renda de até cinco salários mínimos.
Na maior parte das situações, os próprios usuários de drogas (39%) ou familiares (28,6%) fazem a ligação em busca de informações (45,7), ou para solicitar material informativo (9,6%), além de questionar sobre locais de atendimento (25,9%).
Entre as pessoas que procuraram o serviço e identificaram o local de origem, a maioria é do Estado de São Paulo (15,6), Rio de Janeiro (11,4) e Rio Grande do Sul (7,9).
O serviço Vivavoz foi inaugurado dia 21 de junho de 2005 pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O serviço é gratuito e sigiloso.
Além disso, há a opção de solicitar o acompanhamento dos profissionais do Ligue 132 por meio de ligações periódicas para continuar repassando orientações e saber se houve recaída. A depender do cenário, os especialistas do serviço de atendimento definem quais caminhos devem ser seguidos pelo usuário e familiares.
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