Topo

Dieta mediterrânea pode reduzir risco de diabetes tipo 2

The New York Times

20/01/2014 12h24

Mais notícias boas sobre a dieta mediterrânea. Aderir a uma dieta tipo mediterrânea pode ajudar a reduzir o risco de contrair diabetes tipo 2, mesmo quando as pessoas não perdem peso nem aumentam a quantidade de exercícios.

A dieta mediterrânea é rica em azeite de oliva, frutas oleaginosas, peixes, feijão, frutas, legumes, hortaliças, poucos laticínios e consumo moderado de bebidas alcoólicas.

Publicado no periódico Annals of Internal Medicine, o estudo dividiu de forma aleatória 3.541 participantes de 55 a 80 e ambos os sexos em três grupos. Um dos grupos realizou uma dieta mediterrânea com a inclusão de ao menos 59 mililitros de azeite de oliva extravirgem, outro grupo realizou uma dieta mediterrânea que incluía ao menos 28 gramas de frutas oleaginosas variadas ao dia e o grupo de controle foi aconselhado a adotar uma dieta com pouca gordura. Eles acompanharam os participantes durante aproximadamente 4 anos em média, e não interviram para aumentar a quantidade de exercícios ou limitar o número de calorias.

Em comparação ao grupo controle e após adequar fatores relacionados à saúde e socioeconômicos, o risco de ter diabetes foi 40% menor para o grupo que ingeriu mais azeite e 18% inferior para grupo ingeriu mais frutas oleaginosas.

"Os pontos fortes de nosso estudo são o grande número de participantes, o longo tempo de acompanhamento e o formato aleatório", afirmou Ramón Estruch, autor do estudo e professor adjunto de Medicina da Universidade de Barcelona. "A dieta funciona sem levarmos em conta a quantidade de atividade física ou as alterações de peso, que foram significativas nos grupos."