Topo

@saúde: turistas que chegam para a Copa podem trazer sarampo e poliomielite

Do UOL, em São Paulo

12/06/2014 06h00

Com a grande quantidade de estrangeiros que deve chegar ao Brasil para acompanhar a Copa do Mundo, os brasileiros devem entrar em contato com algumas doenças que já foram controladas no país, como a poliomielite (que causa a paralisia infantil) e o sarampo. O @saúde com o Jairo Bouer fala sobre como se prevenir delas e da febre amarela, doença encontrada em locais de mata na região Norte do país.

De acordo com o pediatra Gabriel Oselka, do Cedipi, clínica de referência nacional em doenças infecciosas e parasitárias, o Brasil não exige que turistas entrem vacinados contra sarampo e poliomielite porque o regulamento sanitário internacional não permite tal regra. Portanto, estrangeiros que vierem de países onde essas doenças não foram erradicadas são potenciais transmissores das doenças.  Para se proteger de um possível contágio, os brasileiros devem conferir se estão com as vacinas em dia ou procurar um posto de vacinação e garantir sua imunização. 

Gabriel Oselka afirma que a partir do momento em que a pessoa é vacinada, ela já está imunizada, por isso ainda dá tempo de evitar o contágio.

Para aqueles que devem ir ao Norte do país, recomenda-se tomar vacina contra a febre amarela apenas a quem for fazer passeios em região de mata, pois o risco de contágio em regiões urbanas é praticamente zero.

Assista à íntegra desta entrevista e aos demais programas no UOL Saúde.

E se você tem alguma pergunta sobre saúde, sexo ou comportamento, envie para drjairobouer@uol.com.br. Algumas questões serão selecionadas e respondidas nos futuros vídeos.