Topo

Diabetes: quase 1 em cada 10 brasileiros tem a doença

Do UOL, em São Paulo

07/04/2016 12h17Atualizada em 04/08/2020 23h03

O número de adultos diagnosticados com diabetes no Brasil atingiu 7,4% no ano passado, valor acima dos 5,5% registrados em 2006. Ou seja, quase 1 em cada 10 brasileiros possuem a doença atualmente.

Os dados são do Vigitel 2015 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) e foram divulgados na manhã desta quinta-feira (7) pelo Ministério da Saúde.

Com base numa entrevista feita com 54 mil pessoas (com 18 anos ou mais), o órgão observou que a doença é mais comum em mulheres (7,8%) do que em homens (6,9%). Além disso, ela é mais frequente em pessoas mais idosas.

As cidades que apresentaram maior índice de adultos diabéticos foram Rio de Janeiro (8,8%), Porto Alegre (8,7%) e Campo Grande (7,9%). Por outro lado, a que registrou o menor número foi Palmas (3,9%).

O representante da Organização Pan-Americana da Saúde Dr. Joaquin Molina reforçou que o crescimento do diabetes no Brasil segue a tendência internacional. A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou ontem que o número de adultos diabéticos em todo o mundo quadruplicou em menos de quatro décadas, chegando a 422 milhões.

O diabetes está crescendo mais rápido nos países de renda média e baixa. Em 2012, o diabetes causou 1,5 milhão de mortes" Molina

Para o ministro da Saúde, Marcelo Castro, fatores como o aumento de peso, sedentarismo, alimentação à base de carboidratos, refrigerantes e doces estão ajudando a aumentar a prevalência de diabetes no mundo.

"Basicamente, é uma enfermidade que pode ser evitada com bons hábitos alimentares e atividade física", acrescentou o ministro.