Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura do Rio desmente fake news sobre vacinação por ordem alfabética

Istock
Imagem: Istock

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 13h21

A prefeitura do Rio divulgou um comunicado hoje nas redes sociais desmentindo mensagem que haverá vacinação contra gripe por ordem alfabética. A campanha de vacinação começa hoje em todo o Brasil. Nesta primeira fase, idosos e trabalhadores da área da saúde são os grupos de imunização prioritários.

"É FAKE! A Prefeitura do Rio esclarece que a vacinação contra a gripe não será feita por ordem alfabética. A estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, para garantir que não haja aglomerações nas unidades de saúde, inclui a vacinação em cinco postos do Detran RJ", esclareceu a administração de Marcelo Crivella (Republicanos).

A prefeitura ainda pediu para que as pessoas não espalhem notícias falsas. "A hora é de responsabilidade", diz o informe.

Em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Record, Crivella disse que os postos do Detran-RJ irão abrir para idosos tomarem vacina 'drive-thru' contra a gripe. "Basta apenas abaixar a janela, colocar o braço para o lado de fora, a gente aplica a vacina e [o idoso] segue no seu carro", explicou.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.