Topo

Esse conteúdo é antigo

Bahia confirma primeira morte por coronavírus no estado

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

29/03/2020 10h12

A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou hoje a primeira morte causada pelo coronavírus no estado. Trata-se de um homem de 74 anos, cuja identidade não foi divulgada.

Internado em um hospital privado da capital baiana, o paciente estava entubado e em diálise contínua, segundo informações da secretaria. O óbito ocorreu na noite de ontem (28).

O governo ainda não esclareceu se haverá ou não velório da vítima.

O idoso constava na relação de 127 casos de contaminação pelo covid-19 registrados na Bahia, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde.

Pelo Twitter, o governador Rui Costa (PT) lamentou a morte do conterrâneo e disse que a guerra contra a doença é "dura e cruel".

A Bahia é um dos estados que, na contramão da postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), têm defendido o isolamento irrestrito a fim de combater o alastramento do vírus.

O governo estadual suspendeu aulas por 30 dias e interrompeu o transporte municipal em 29 cidades até o dia 5 de abril —há possibilidade de postergação. Da mesma forma, ônibus interestaduais estão proibidos de circular. Decreto da Prefeitura de Salvador também determinou o fechamento do comércio e atividades de rotina.

1ª morte no RN

Outro estado do Nordeste que registrou o primeiro óbito provocado pelo coronavírus foi o Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada ontem. A vítima era um homem de 61 anos que estava hospitalizado em Mossoró. O paciente tinha histórico de diabetes e teve contato recente com um caso suspeito.

Em nota, o governo estadual e a Prefeitura de Mossoró prestaram solidariedade à família da vítima e desejaram "força para superar esse difícil momento".

"A morte de um potiguar por covid-19 reforça o que tem sido recomendado diariamente: a população que pode, deve ficar em casa, e todos devem seguir as orientações das autoridades sanitárias. Esse período exige de cada um de nós consciência e responsabilidade", manifestou-se a Secretaria de Saúde.

Vítimas do covid-19

O número de mortos por coronavírus no Brasil subiu para 114, informou ontem o Ministério da Saúde. Até o momento, são 3.904 casos mapeados pela pasta do governo.

Com o primeiro óbito na Bahia e pelo menos mais dois reportados em São Paulo ontem, esse número no momento é de 117.