Topo

Esse conteúdo é antigo

BH teve 500 mil infectados em uma semana, diz grupo que analisa esgoto

Dados sugerem que a transmissão da covid-19 pode ter atingido seu pico em Belo Horizonte Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/07/2020 00h06

Um projeto de monitoramento de esgoto em Belo Horizonte, desenvolvido por pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), estima que a capital mineira pode ter tido 500 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus entre 27 de junho e 3 de julho.

Estes dados foram divulgados hoje e sugerem que a transmissão da covid-19 pode ter atingido seu pico em Belo Horizonte na semana em questão (considerada como a semana epidemiológica 27 de 2020). Essa estimativa equivale a aproximadamente 20% de toda a população da cidade servida pelos sistemas de esgoto das bacias do Arrudas e do Onça.

Na semana seguinte, o número de infectados caiu para cerca de 350 mil, mas os especialistas ainda esperam os números das semanas epidemiológicas que vão dos dias 10 a 17 de julho e de 17 a 24 de julho. Só com estas informações será possível interpretar possíveis reduções.

O projeto é iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis), sediado na UFMG e coordenado por professores da Engenharia, e da Agência Nacional de Águas (ANA).

O estudo tem apoio da Copasa, empresa de saneamento do estado, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

BH teve 500 mil infectados em uma semana, diz grupo que analisa esgoto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus