Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: 30% aderem a campanha de multivacinação que termina sexta; meta é 95%

Campanha estadual se encerra já nesta sexta-feira (3) - Adobe Stock
Campanha estadual se encerra já nesta sexta-feira (3) Imagem: Adobe Stock

Allan Brito, Felipe Pereira e Rafael Bragança*

Do UOL, em São Paulo, e Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/10/2020 13h20Atualizada em 26/10/2020 22h54

O governo de São Paulo divulgou hoje que a campanha de multivacinação em curso no estado, em vigor há três semanas, atingiu até agora apenas 29,5% do público-alvo. A meta é de 95% de pessoas a serem vacinadas. A campanha acaba nesta sexta-feira (30).

A administração estadual explicou que pretende vacinar ainda quase 1,5 milhão de crianças, o que inclui também um foco especial na vacinação contra a poliomielite.

"Para a campanha de multivacinação, (crianças) de 0 a 4 anos recebem vacina para 20 doenças. Tivemos 44% de vacinados quando a meta é 95%. Peço para mamães, papais e responsáveis que os levem filhos e netos e afilhados para receberem vacinações", explicou o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em entrevista coletiva na tarde de hoje.

"Essas vacinas constam do programa nacional, são seguras e gratuitas. Estão disponíveis nos 5 mil postos dispostos em todos municípios de São Paulo", disse Gorinchteyn.

A campanha de multivacinação procura uma atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. No total, são oferecidos 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Além disso, neste ano, também foi inserida na campanha a Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Somando todos os tipos de vacinas, são mais de 5,2 milhões distribuídas nos mais de 5 mil postos do estado para aplicação. O Dia D da campanha foi realizado no dia 17 de outubro, com postos que ficaram abertos no sábado.

* Com informações do Estadão Conteúdo