SP: 30% aderem a campanha de multivacinação que termina sexta; meta é 95%
O governo de São Paulo divulgou hoje que a campanha de multivacinação em curso no estado, em vigor há três semanas, atingiu até agora apenas 29,5% do público-alvo. A meta é de 95% de pessoas a serem vacinadas. A campanha acaba nesta sexta-feira (30).
A administração estadual explicou que pretende vacinar ainda quase 1,5 milhão de crianças, o que inclui também um foco especial na vacinação contra a poliomielite.
"Para a campanha de multivacinação, (crianças) de 0 a 4 anos recebem vacina para 20 doenças. Tivemos 44% de vacinados quando a meta é 95%. Peço para mamães, papais e responsáveis que os levem filhos e netos e afilhados para receberem vacinações", explicou o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em entrevista coletiva na tarde de hoje.
"Essas vacinas constam do programa nacional, são seguras e gratuitas. Estão disponíveis nos 5 mil postos dispostos em todos municípios de São Paulo", disse Gorinchteyn.
A campanha de multivacinação procura uma atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. No total, são oferecidos 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.
Além disso, neste ano, também foi inserida na campanha a Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
Somando todos os tipos de vacinas, são mais de 5,2 milhões distribuídas nos mais de 5 mil postos do estado para aplicação. O Dia D da campanha foi realizado no dia 17 de outubro, com postos que ficaram abertos no sábado.
* Com informações do Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.