Topo

Esse conteúdo é antigo

AM recebe 76 mil doses de vacina que foram enviadas por engano ao Amapá

Governador do Amazonas acompanha chegada de mais 76 mil doses de vacinas contra a covid-19 - Diego Peres/Secom
Governador do Amazonas acompanha chegada de mais 76 mil doses de vacinas contra a covid-19 Imagem: Diego Peres/Secom

Do UOL, em São Paulo

25/02/2021 10h10

O estado do Amazonas recebeu na madrugada de hoje um lote de 76 mil doses de vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford que haviam sido enviadas pelo Ministério da Saúde, por engano, ao Amapá. A chegada dos imunizantes ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi acompanhada pelo governador Wilson Lima (PSC).

Com as 2 mil doses recebidas na manhã de ontem, o estado dispõe de 78 mil unidades, que serão destinadas para o grupo prioritário entre 60 e 69 anos de idade. Lima afirmou que as doses seriam distribuídas para Manaus e para municípios do interior.

Além desta remessa do imunizante da AstraZeneca, o Amazonas deve receber, ainda nesta semana, outras 42 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, somando 120 mil vacinas.

Ministério admite erro

Ontem, o Ministério da Saúde admitiu, em nota, que errou na distribuição de um novo lote de vacinas e enviou 76 mil doses a mais para o Amapá quando estas deveriam ter sido enviadas ao Amazonas.

Segundo tabela da própria pasta sobre a distribuição, o Amazonas deveria ter recebido 78 mil doses, mas recebeu apenas duas mil. Já o Amapá recebeu 76 mil doses a mais.

Em nota, o ministério admitiu o erro e disse que os dois estados iriam receber "ainda esta madrugada as quantidades de doses corretas reservadas".

O Amazonas é um dos estados mais afetados pela pandemia de coronavírus e, em janeiro, o colapso no sistema de saúde de Manaus provocou a morte de diversas pessoas por falta de oxigênio hospitalar.

Em apenas 54 dias de 2021, a quantidade de óbitos registrados já superou o total do ano passado. Entre janeiro e fevereiro de 2021, foram registradas 5.288 mortes. É mais do que o número de óbitos por covid-19 registrados de março a dezembro do ano passado, que chegou a 5.285.

Segundo o governo, em todo o estado já foram aplicadas 259.439 doses de vacina até ontem, sendo 225.662 de primeira dose e 33.777 de segunda dose.