Topo

Esse conteúdo é antigo

Com alta de internações por covid-19, Sergipe endurece restrições

12.mar.21 - Em coletiva de imprensa, governador Belivaldo Chagas anuncia novas medidas de restrição contra covid-19 em Sergipe Imagem: Mário Sousa/Supec

Do UOL, em São Paulo

12/03/2021 15h24

O governo de Sergipe anunciou ontem novas medidas de restrição para tentar conter a alta de casos, óbitos e internações por covid-19 no estado. Aulas em escolas particulares e públicas estão suspensas enquanto igrejas, academias e salões de beleza podem funcionar, mas em horário restrito.

No centro de Aracaju, o comércio não essencial poderá funcionar entre 9h e 17h. Nos demais bairros, eles podem abrir 10h, mas devem fechar às 18h. As medidas são válidas até o dia 22 de março.

Igrejas, templos e outros locais de atividades religiosas poderão funcionar com ocupação máxima de 30% até as 18h. Academias também precisarão reduzir o número de frequentadores, até 50% da capacidade do local, mas não podem abrir aos fins de semana.

Barbearias, salões de beleza e higiene pessoal também podem operar dentro da capacidade de 30% de ocupação, somente entre segunda e sexta-feira das 5h às 22h.

"É preciso deixar claro uma coisa: às vezes parece que queremos resolver o problema da pandemia punindo os proprietários de bares e restaurantes, mas está mais que comprovado cientificamente que o uso de máscaras inibe a contaminação. Num restaurante você não come ou bebe com máscara. A cada momento que se tira a máscara para comer ou tomar um gole de cerveja, você pode contaminar o ambiente", ressaltou o governador Belivaldo Chagas (PSD).

As medidas serão reavaliadas no dia 18, informou o governo de Sergipe. "Se chegarmos na reunião e sentirmos que pode haver queda, podemos considerar flexibilizar, mas se sentirmos que continua essa crescente, medidas outras serão anunciadas, na próxima quinta-feira. O que está se fazendo hoje é um trabalho, por conta do colapso que já é uma realidade na nossa rede".

Outras medidas já anunciadas pelo governo do Sergipe, como a proibição de eventos e de funcionamento de parques de diversão e circos, continuam a valer.

Aulas suspensas

O governo decidiu adiar o retorno das aulas presenciais na rede pública, que estava previsto para acontecer no próximo dia 22. Agora, alunos devem voltar somente no dia 5 de abril —se o cronograma for mantido.

Na rede privada, as aulas presenciais também ficam suspensas até o dia 5 de abril. Creches, berçários e escolas de ensino infantil, entretanto, continuam funcionando.

Seguem autorizadas para ensino presencial apenas aulas e atividades práticas de cursos de ensino superior e profissionalizante.

Covid-19 no estado

Segundo o governo, Sergipe registrou crescimento de 49,1% nas internações de UTI na quarta-feira (10), em comparação aos últimos 14 dias. Só na rede privada, 98% dos leitos de UTI estão ocupados. Na rede pública, o índice é de 78,7%, de acordo com o boletim epidemiológico do estado.

"Infelizmente, tivemos aumento nos casos de pessoas contaminadas e de óbitos. A média de novos casos aumentou de 40% em uma semana, é preocupante", disse o governador Belivaldo Chagas. Ele alertou que a média de mortes, em março, pode ultrapassar 300 óbitos.

Em entrevista coletiva, ele também destacou que serão abertos novos leitos, "o que significa que ficaremos com 199 leitos de UTI, mas isso não significa dizer que temos que relaxar com as medidas".

Para o governador, que se reuniu com Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais antes do anúncio, a alta de casos, óbitos e internações por covid é o "efeito Carnaval". "A gente espera que [isso] possa diminuir nos próximos dias."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com alta de internações por covid-19, Sergipe endurece restrições - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde