Governador do Pará anuncia aquisição de 3 milhões de doses da Sputnik V
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que o estado vai adquirir três milhões de doses da vacina Sputnik V, contra a covid-19. A aquisição ocorre um dia após uma conferência virtual com integrantes do Fundo Soberano Russo e do Consórcio dos Governadores da Amazônia, do qual Barbalho faz parte, para tratar sobre a compra do imunizante.
A vacina russa ainda não possui liberação da Anvisa para ser distribuída no Brasil. Na quinta-feira (18), o dono do laboratório União Química, Fernando Marques, acusou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de barrar o produto devido a interesses políticos. O laboratório tem os direitos de produção do imunizante no país.
Segundo Marques, a agência estaria favorecendo o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, que produz a CoronaVac, e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), fabricante da vacina AstraZeneca/Oxford.
A Anvisa, por sua vez, divulgou nesta sexta um comunicado em que cobra do laboratório a entrega de dados sobre o imunizante. No texto, a agência diz aguardar documentação complementar sobre o produto.
Além do Pará, os governadores dos Estados do Nordeste assinaram contratos individuais com o Fundo Soberano Russo para a aquisição de 37 milhões de doses da Sputnik V. A previsão de chegada do produto ao Brasil é entre abril e julho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.