Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha envia 80 respiradores e insumos hospitalares para o Amazonas

Doação atende ao pedido de ajuda do governo do Amazonas, que foi endereçado à comunidade internacional - Reprodução / Twitter / Heiko Thoms
Doação atende ao pedido de ajuda do governo do Amazonas, que foi endereçado à comunidade internacional Imagem: Reprodução / Twitter / Heiko Thoms

Do UOL, em São Paulo

26/03/2021 09h45Atualizada em 26/03/2021 11h31

A Alemanha enviou hoje uma doação de 80 respiradores e insumos hospitalares para o Estado do Amazonas. Os equipamentos estão a caminho do Brasil em um Airbus A310 MRTT, comandado por militares da Força Aérea Alemã. A carga saiu do aeroporto de Colônia-Bonn e amanhã será entregue em Manaus pelo embaixador alemão Heiko Thoms.

"A Alemanha Bandeira da Alemanha doará ao Brasil 80 aparelhos respiratórios e acessórios para o uso hospitalar. Os equipamentos serão trazidos por um avião da Aeronáutica alemã. Amanhã vou entregá-los em Manaus", escreveu o embaixador no Twitter.

De acordo com informações divulgadas pelo consulado alemão no Brasil, a doação atende ao pedido de ajuda do governo do Amazonas, que foi endereçado à comunidade internacional.

"Para o governo da Alemanha, a cooperação mundial para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 é de máxima prioridade, de modo que o país está disposto a prestar a sua ajuda humanitária", informa o consulado em seu site oficial.

A Alemanha integra a cooperação internacional que faz doações para o consórcio Covax Facility, programa pelo qual o Brasil recebe vacinas contra a covid-19. O país chegou a doar mais de 1,2 bilhão de euros.

Alemanha restringe entrada de brasileiros por conta de variante

Viajantes brasileiros estão proibidos de ingressar na Alemanha por terra, mar e ar para evitar a disseminação de variantes do coronavírus. A medida vale desde 30 de janeiro e foi prorrogada até a próxima quarta-feira (31) e pode ser prorrogada mais uma vez, a depender do desenvolvimento da pandemia.

"Para evitar a inserção de formas mutantes do vírus corona, o Governo Federal decidiu por uma proibição geral de entrada e transporte de viagens do Brasil para a Alemanha a partir de sábado, 30 de janeiro de 2021, 0.00h CET. Esta proibição de entrada e transporte foi prorrogada até 31/03/2021 e poderá ser novamente prorrogada dependendo do desenvolvimento da pandemia", informa o consulado.

A proibição de circulação entre o Brasil e a Alemanha não é válido para cidadãos alemães e membros do núcleo da família de alemães que viajam com eles. O grupo inclui cônjuges, parceiros registrados, filhos menores e pais de filhos menores. Pessoas com residência e direito de residência na Alemanha também poderão circular entre os países.