São Paulo anuncia campanha 'Dia D' de vacinação contra gripe no dia 30
O governo do estado de São Paulo anunciou hoje a campanha "Dia D", voltada para a vacinação de crianças, profissionais da saúde e pessoas com mais de 60 anos contra a gripe e o sarampo. A ação acontecerá no sábado, dia 30, e será realizada em mais de 3 mil postos de saúde no território paulista, nos horários entre 8h e 17h.
A diretora de Imunização de São Paulo, Núbia Araújo, afirmou que "é fundamental a conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da imunização da vacinação contra a gripe e o sarampo para as crianças", defendendo que "as vacinas são seguras e protegem contra formas graves da doença".
De acordo com informações da Secretaria da Saúde, o objetivo é a vacinação de 95% de todo o público infantil contra o sarampo. Além disso, a campanha deve atualizar a caderneta vacinal dos profissionais de saúde - já que esses já têm a vacina contra a gripe disponível desde o começo de abril.
No dia 30, também começa uma nova etapa de vacinação para crianças de 6 meses e menores de 5 anos, essa voltada especialmente para a gripe. Os três grupos, crianças, idosos e profissionais de saúde, poderão ser vacinados contra a gripe.
100% produzida pelo Instituto Butantan, a vacina contra Influenza é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.
As vacinas contra o sarampo e o vírus Influenza podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19. Neste caso, a recomendação é aguardar um intervalo de 30 dias para buscar a imunização para as demais doenças depois da recuperação do quadro clínico.
Para as crianças entre 5 a 11 anos é necessário um intervalo de 15 dias entre a vacinação contra gripe e sarampo e a contra o coronavírus.
Calendário de SP de vacinação contra a gripe
- 27 de março: Idosos acima dos 80 anos;
- 4 de abril: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
- 30 de abril: Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade;
- 2 de maio: Gestantes e puérperas;
- 9 de maio: Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
- 16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.