Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa derruba obrigatoriedade de uso de máscaras em aeroportos e aviões

Do UOL, em São Paulo

01/03/2023 13h02Atualizada em 01/03/2023 21h06

A diretoria colegiada da Anvisa derrubou, por unanimidade, a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões no Brasil.

O que aconteceu?

  • A decisão já começou a valer e foi publicada hoje à noite em edição extra no DOU (Diário Oficial da União). A máscara facial voltou a ser exigida em novembro do ano passado devido ao aumento de casos de covid-19 naquele momento.
  • A Anvisa avaliou que o desembarque por filas deve ser mantido para evitar aglomerações. Os diretores também ressaltaram a importância de procedimentos de limpeza e disponibilização de álcool em gel nos aeroportos. Na presença de caso suspeito dentro do voo, as companhias aéreas devem fornecer máscara para o passageiro que apresentar sintomas.
  • Fica mantida a recomendação para o uso de máscara em aeroportos e aviões, principalmente para os mais vulneráveis (como crianças e idosos) e pessoas com sintomas respiratórios.

Diante do exposto, entendo que é chegada a hora de um novo normativo. Concluo, assim, pela necessidade de adequação do dispositivo para a retirada da obrigatoriedade de máscaras pelos viajantes.
Diretor da Anvisa, Daniel Pereira

No presente momento reafirmo o caráter recomendatório do uso de máscaras faciais no interior dos terminais de aeroportos, aeronaves, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área aeroportuária.
Diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres