Infectologista: Quem teve dengue precisa tomar vacina por risco ser maior
Colaboração para o UOL, em São Paulo
05/03/2024 12h55
Quem já teve dengue deve tomar a vacina contra a doença para evitar o risco de uma segunda infecção mais grave, disse a infectologista Rosana Richtmann no UOL News da manhã desta terça-feira (5).
Recomendo [tomarem a vacina]. Em especial, a quem já teve dengue. Como o 2º episódio tem potencial maior de gravidade, sei que a vacina é cara, mas dá um jeito de achar. Você que já teve dengue no passado, tem um risco maior de poder ter um quadro mais grave.
Minha ênfase para esses pacientes é muito maior no sentido de mostrar para ele o benefício indiscutível em relação à vacinação.
Dengue em São Paulo
O Governo de São Paulo decretou hoje estado de emergência para a dengue. O estado registrou, até segunda-feira (4), 31 mortes confirmadas pela doença. Há ainda outros 122 óbitos em investigação. O total de infectados chega a 138.259, com 169 em estado grave.
O estado de emergência foi decretado porque São Paulo atingiu patamar considerado alarmante. Há 311 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes nesta semana. O número de 300 para 100 mil é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) o patamar a partir do qual a região afetada tem que decretar a emergência.
O decreto permitirá nova alocação de recursos para o combate à doença, com o suporte do Ministério da Saúde.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: