Topo

Miss Universo 2012 causa mal-estar na Índia ao fazer fotos com sapatos no Taj Mahal

A Miss Universo 2012 faz fotos com sapatos com o Taj Mahal ao fundo e causa mal-estar na Índia - Reprodução/Hindustan Times
A Miss Universo 2012 faz fotos com sapatos com o Taj Mahal ao fundo e causa mal-estar na Índia Imagem: Reprodução/Hindustan Times

Do UOL, em São Paulo

09/10/2013 19h12

O Centro de Pesquisa Arqueológica da Índia ameaçou apresentar uma queixa na polícia contra a Miss Universo 2012, Olivia Culpo, nesta segunda-feira (7) após uma visita ao Taj Mahal que acabou virando uma sessão de fotos comerciais para uma marca de sapatos, que não foi divulgada.

A americana fez uma viagem de 10 dias pelo país como parte de seus compromissos como Miss Universo.

Parece que as fotos foram feitas sob os olhos da polícia turística, o que viola leis da Suprema Corte do país e tem gerado um debate acalorado com o Centro de Pesquisa que ameaça descobrir quem foram os agentes e denunciá-los.

"Estamos reunindo informações da polícia de turismo sobre aqueles que estavam acompanhando a visita. Depois de obter os nomes, será apresentada uma denúncia contra o órgão envolvido em violar as normas no Taj", disse um superintendente arqueológico ao "Hindustan Times".

Olivia Culpo visitou o monumento tradicional por cerca de uma hora na tarde do último domingo (6). Ela perguntou sobre a beleza do local e mostrou interesse pela arquitetura como qualquer outro turista. A visita parecia que estava indo bem até que a Miss Universo 2012 sentou-se em um local conhecido como "Assento Diana", perto do Tanque Central.

Ela então começou a experimentar diversos pares de sapatos e foi fotografada o tempo todo com o Taj Mahal ao fundo, sem qualquer intervenção dos policiais que estavam por perto.

De acordo com as premissas da Suprema Corte da Índia, qualquer publicidade ou atividade comercial no entorno do Taj Mahal é proibida.

Nesta quarta-feira (9), a organização do Miss Universo soltou um comunicado em que pede desculpas pelo incidente.

"A organização do Miss Universo gostaria de estender suas mais profundas desculpas ao povo da Índia pelo incidente envolvendo a Miss Universo atual, Olivia Culpo, que ocorreu no Taj Mahal no último domingo. Ao longo de seu reinado, a organização do Miss Universo cria continuamente vídeos diários da nossa miss para manter os fãs e patrocinadores atualizados sobre as suas viagens e para compartilhar experiências. Como parte desses vídeos, às vezes incorporamos patrocinadores nessas fotos. As filmagens que aconteceram do lado de fora do Taj Mahal nunca foram destinadas a serem usadas como um comercial, nem foi pensado de forma alguma para parecer desrespeitoso. Pedimos sinceras desculpas por qualquer dano não intencional que nossa indiscrição e insensibilidade pode ter causado."