Topo

Mais modelos e design do S10: o que esperar do novo Galaxy Note 10

Renderização do possível Galaxy Note 10 - Reprodução/OnLeaks/91Mobiles
Renderização do possível Galaxy Note 10 Imagem: Reprodução/OnLeaks/91Mobiles

Do UOL, em São Paulo

07/08/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Novo celular top de linha da Samsung será lançado nesta quarta-feira
  • Segundo rumores, pode ser lançado de duas a quatro versões diferentes
  • Design deve ser parecido com o Galaxy S10; câmera pode ser tripla ou quádrupla
  • Processador pode ser o potente Snapdragon 855+, além de variante com Exynos 9825

Falta pouco para a gente conhecer tudo sobre o novo celular top de linha da Samsung: o Galaxy Note 10. Que até o anúncio do ainda-a-ser-(re)lançado Galaxy Fold, era considerado pela companhia seu smartphone mais poderoso. O dispositivo será lançado nesta quarta-feira (7), em evento em Nova York (Estados Unidos), que o UOL Tecnologia acompanha de pertinho.

E o que você pode esperar do novo celular poderoso da companhia? Pelos boatos até aqui, algumas novidades bacanas --entre elas, um design novo para a linha, dois modelos diferentes, um processador mais poderoso que o do S10 e mais câmeras.

Confira abaixo tudo o que é especulado sobre o novo celular --e nada ainda confirmado pela Samsung, claro:

Pelo menos duas versões

Pela primeira vez em alguns anos, o Note 10 pode ser lançado em duas versões diferentes: Note 10 e Note 10+ (ainda há quem diga que esta segunda versão seria chamada de Note 10 Pro). Isso foi citado pelo site sul-coreano The Bell, que apontou que uma versão teria tela de 6,4 polegadas e outra de 6,7 polegadas --a versão maior ainda pode ter um sensor extra na câmera.

Já o site sul-coreano ET News diz que os dispositivos teriam telas de 6,3 polegadas e 6,8 polegadas --se isso ocorrer, seria a maior tela em um celular da Samsung, superando o Galaxy S10+ 5G e o Galaxy A80. Ainda não está claro se as duas versões chegariam a todas as regiões do mundo --sites estrangeiros afirmam que a versão menor pode ser lançada em apenas alguns países.

Essas duas versões foram praticamente confirmadas quando sites da Samsung na Romênia, Eslováquia e outros países publicaram, acidentalmente, páginas de suporte se referindo ao Galaxy Note 10+, como notado pelo site Tom's Guide.

É ainda possível que essas duas versões se transformem em quatro, já que é especulado que a empresa apresente variações com a tecnologia 5G para os dois modelos --um dos primeiros rumores sobre isso veio do site XDA Developer. Evan Blass, conhecido por vazar informações de celulares, disse recentemente que apenas a versão maior teria um modelo 5G --sendo assim, seriam três aparelhos: Note 10, Note 10+ (ou Pro) e Note 10+ (ou Pro) 5G.

Design parecido com o S10

Outra grande novidade do Galaxy Note 10 pode estar no design do aparelho, que deve ser uma variante do Galaxy S10 lançado no começo do ano. De acordo com várias renderizações e rumores nos últimos meses, o Note 10 terá o chamado display "infinity-O" --mas pode chamar de "furo na tela" para a câmera frontal, mesmo.

Galaxy Note 10 é especulado com tela com furo central no topo - Reprodução/OnLeaks/91Mobiles - Reprodução/OnLeaks/91Mobiles
Galaxy Note 10 é especulado com tela com furo central no topo
Imagem: Reprodução/OnLeaks/91Mobiles

O site holandês Mobielkopen foi um dos primeiros a divulgar essa novidade, mas que no Note 10 terá uma pequena mudança: o "furo na tela" para uma única câmera frontal ficará no centro do aparelho, e não na lateral, como ocorre no Galaxy S10.

Ainda de acordo com renderizações, o Note 10 deverá manter o design com a tela edge, que se estende de forma curvada nos cantos --algo que nem todo usuário acha legal, mas que já virou uma marca dos tops de linha da Samsung. O modelo ainda deve seguir o corpo de vidro e metal, além do formato mais retangular do que o da linha S.

Mais câmeras

O Galaxy Note 9 do ano passado veio com duas câmeras traseiras, mas neste ano parece que a conta vai aumentar. De acordo com o site Sam Mobile, o Note 10+ (ou Pro) teria quatro espaços para câmera, como o S10+ 5G e o Galaxy A9, enquanto a versão menor teria três.

Essas quatro câmeras seriam uma principal, outra grande angular, uma teleobjetiva e ainda um sensor Time of Flight, que calcula distância entre objetos para melhorar fotos com desfoque --esse último sensor, presente também em celulares como o Galaxy A80 e o Huawei P30 Pro, seria o diferencial da versão maior para a menor da linha.

Galaxy Note 10 não deve economizar na telona - Reprodução/OnLeaks/91Mobiles - Reprodução/OnLeaks/91Mobiles
Galaxy Note 10 não deve economizar na telona
Imagem: Reprodução/OnLeaks/91Mobiles

A Samsung ainda está trabalhando em um poderosíssimo sensor de 64 MP chamado Isocell, mas aparentemente ele não ficará pronto a tempo do Galaxy Note 10, como apontado no Twitter pelo especialista em vazamentos Ice Universe e por uma fonte à revista Forbes. Mas a abertura variável que existe desde o S9 deve ter sua versatilidade aumentada para três aberturas, em vez de duas como é até agora --segundo o Ice Universe, serão F1.5, F1.8 e F2.4.

Ainda não está claro se as câmeras ficarão posicionadas horizontalmente ou na vertical, mas os últimos rumores apontam para a segunda opção, ao contrário do que ocorreu nos últimos Notes. Já a frente dos dois novos celulares deverá ter apenas uma câmera frontal --menos do que o S10+, que conta com duas.

Poderoso

O Galaxy Note deve ser ainda mais poderoso que o S10. Segundo Evan Blass, conhecido por vazar informações de celulares, a versão norte-americana do aparelho deve vir com o novo processador Snapdragon 855+, versão melhorada do Snapdragon 855 fabricada pela Qualcomm. Essa versão, segundo a fabricante de chips, melhora a performance para games mobile.

É provável que o Exynos 9825 seja usado em algumas regiões. O Ice Universe divulgou um teste de desempenho com o app Geekbench que coloca essa versão do Exynos com uma pontuação de 10.223 --para comparação, o iPhone XS Max testado pelo Tom's Guide tem pontuação de 11.515. Serão processadores bem potentes.

Segundo o Ice Universe, o Note 10 pode ter um carregamento mais rápido do que aparelhos anteriores da Samsung. Cada modelo, segundo os boatos, teria 3.500 mAh e 4.300 mAh de capacidade de bateria, respectivamente para a versão menor e maior.

Outros recursos

Os dois modelos do Note 10 ainda devem ter o mesmo sensor de digital ultrassônico embaixo da tela que foi visto no Galaxy S10. Além disso, a caneta do aparelho, um dos principais diferenciais da linha, pode ganhar atualizações. O site Techmaniacs apontou que ela pode ter novas funções por meio do bluetooth introduzido no ano passado --como navegar entre fotos sem tocar no celular.

O Note 10 ainda deve vir, de acordo com o ET News, sem a entrada para fones de ouvido pela primeira vez, algo que pode deixar usuários frustrados.

Preço

De acordo com a Yonhap News Agency, o Note deverá começar a chegar a consumidores estrangeiros no dia 23 de agosto. Os preços dos dois modelos devem girar entre US$ 1.000, como o do ano passado, e US$ 1.200. Os preços são semelhantes aos praticados pelos iPhones XS e XS Max, se forem confirmados.