Topo

WhatsApp agora tem serviço de checagem de fatos para combater notícias falsas

WhatsApp vai avisar se uma mensagem é falsa -
WhatsApp vai avisar se uma mensagem é falsa

Sai Sachin Ravikumar

02/04/2019 10h01

Resumo da notícia

  • WhatsApp vai avisar se uma mensagem é verdadeira, falsa, enganosa ou questionada
  • Novo serviço foi lançado na Índia para combater notícias falsas durante as eleições nacionais que se aproximam

O WhatsApp lançou nesta terça-feira um serviço para os indianos verificarem a veracidade das informações, na mais recente tentativa da plataforma de mensagens de combater notícias falsas na Índia antes das eleições nacionais que começam neste mês.

O WhatsApp disse em um comunicado que estava trabalhando com a startup local Proto para classificar as mensagens enviadas ao serviço pelos usuários como verdadeiras, falsas, enganosas ou questionadas.

Eles também construirão um banco de dados com esse conteúdo para entender melhor a desinformação.

O movimento ocorre no momento em que o WhatsApp, com mais de 200 milhões de usuários na Índia, enfrenta críticas à utilização de sua plataforma para disseminar desinformação, enquanto empresas de mídia social trabalham para evitar o fenômeno - especialmente durante eventos delicados como eleições.

O WhatsApp enfrentou um desafio semelhante durante as eleições brasileiras do ano passado, quando os políticos enfrentaram alegações de espalhar notícias falsas na plataforma.

O WhatsApp disse que a Proto será auxiliada por duas outras organizações com experiência em projetos relacionados à desinformação.

"O desafio da desinformação viral requer mais esforços de colaboração e não pode ser resolvido por nenhuma organização sozinha", disse o WhatsApp.