Topo

Situação sanitária do cruzeiro Armonia é normal, diz governo argentino

Em Buenos Aires

22/02/2012 21h49

A situação sanitária no cruzeiro "MSC Armonia", onde foi reportada a morte de uma camareira por gripe provocada pelo vírus influenza B, é normal, afirmou nesta quarta-feira o ministro da Saúde da Argentina, Juan Manzur, após realizar uma inspeção.

"A situação no cruzeiro Armonia é totalmente normal e não há risco", disse Manzur após liderar a inspeção no barco, atracado no porto Buenos Aires.

O governo autorizou a retirada dos passageiros do navio que vinha de Montevidéu, onde havia chegado após sair do porto de Santos, cidade onde ocorreu a morte da tripulante, uma brasileira de 30 anos.

Acompanhado por especialistas, funcionários públicos e inspetores sanitários, Manzur constatou que das quase 2.000 pessoas que viajam no cruzeiro "apenas três têm sintomas leves, pelos quais serão avaliadas e medicadas".

"Todos vão poder descer, com exceção dos três que vão ser avaliados de forma mais acurada por apresentar sintomas que, insisto, são extremamente leves. Estamos atuando de acordo com o que estabelece o Regulamento Sanitário Internacional e seguindo os protocolos que correspondem a estes casos", disse.

Sete tripulantes do 'MSC Armonia" que receberam atenção médica em Montevidéu por apresentar sintomas da doença tiveram alta, mas permanecem em observação.