Não é neve nem geada: entenda 'chuva congelada', prevista para SC e RS

Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina têm previsão de chuva congelada no final de semana. O fenômeno é um tipo de precipitação invernal que está associada ao frio abaixo de 0ºC.

O que é chuva congelada

Fenômeno físico. A chuva congelada acontece quando um floco de neve, que sai da nuvem, passa por uma camada de ar com temperatura positiva e depois congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.

Diferente de neve. A chuva congelada, em muitos casos, antecede a precipitação de neve e chega à superfície em estado sólido ao tocar o solo.

Temperaturas não abaixam tanto. Segundo o Climatempo, os termômetros não vão registrar números tão baixos quanto o último final de semana, que teve temperaturas beirando -10ºC. Agora, o frio vem acompanhado de umidade.

Diferenças entre neve, chuva congelante e geada

Neve: precipita em forma de cristais de gelo bem característicos, formados pelo congelamento do vapor de água suspenso na atmosfera.

Chuva congelante: descongela na atmosfera ao longo de seu caminho até o chão, congelando novamente ao tocar o solo, deixando uma superfície translúcida onde precipita.

Geada: não é precipitação porque não cai das nuvens. A geada branca é o congelamento do orvalho sobre superfícies e ocorre com céu sem nuvens ou com pouquíssimas nuvens.

Previsão do tempo nas capitais

Florianópolis

Continua após a publicidade

Amanhã: mínima 14ºC e máxima 20ºC

Final de semana: mínima 13ºC e máxima 18ºC

Porto Alegre

Amanhã: mínima 9ºC e máxima 12ºC

Final de semana: mínima 8ºC e máxima 11ºC

Deixe seu comentário

Só para assinantes