Topo

Bebê panda do zoológico de Viena se chamará "leopardo feliz"

Bebê panda brinca com palha em sua jaula no zoológico Schoenbrunn, em Viena, Áustria, nessa terça-feira (28). Ele foi chamado de Fu Bao, que significa "leopardo feliz" em mandarim - Daniel Zupanc/Schoenbrunner Tiergarten-Gesellschaft/AFP
Bebê panda brinca com palha em sua jaula no zoológico Schoenbrunn, em Viena, Áustria, nessa terça-feira (28). Ele foi chamado de Fu Bao, que significa "leopardo feliz" em mandarim Imagem: Daniel Zupanc/Schoenbrunner Tiergarten-Gesellschaft/AFP

Em Viena

28/11/2013 20h39

O bebê panda nascido em agosto, em Viena, após ter sido concebido de maneira natural, recebeu o nome de "Fu Bao", que significa "Leopardo feliz", anunciou nesta quinta-feira (28) o zoológico da capital austríaca.

"Fu Bao" é o terceiro panda que nasce no zoológico de Viena, depois de "Fu Long" (Dragão feliz), em 2007, e "Fu Hu" (Tigre feliz), em 2010. Seguindo a tradição chinesa, o zoológico esperou 100 dias para batizar o filhote.

O nascimento de pandas concebidos de forma natural em cativeiro é um acontecimento raro. Os zoológicos tendem a optar pela inseminação artificial devido à curta duração do período de reprodução destes animais.

O período fértil das fêmeas não dura mais do que dois ou três dias ao ano.

O novo panda, que já tem três meses, mede mais de 60 cm e pesa cerca de 6 kg. Mas ele ainda não se arrisca a sair do local onde recebe os cuidados da mãe, Yang Yang.

"Fu Bao", assim como seus dois irmãos, terá que deixar o zoo de Viena quando completar dois anos. Ele irá para a China, país proprietário de todos os pandas nascidos em cativeiro.

Pequim cedeu os pais de "Fu Bao" ao zoo de Viena, o mais antigo do mundo, instalado no palácio imperial de Sch¶nbrunn.