Naufrágio de 'El Faro': famílias de tripulantes serão indenizadas

Miami, 26 Jan 2016 (AFP) - Familiares de dez dos tripulantes do cargueiro americano "El Faro", naufragado em outubro passado no meio de um furacão, chegaram a um acordo judicial para receber indenização da empresa proprietária da embarcação - informou a companhia nesta segunda-feira.

Cada família receberá meio milhão de dólares da empresa Tote Maritime, pelo "sofrimento e dor", além de uma quantia não revelada por perdas econômicas provocadas pela morte dos marinheiros - segundo o documento que formaliza o acordo em um tribunal da Flórida (sudeste dos EUA).

O cargueiro de 41 anos afundou em 1º de outubro, com 33 tripulantes (28 americanos e cinco poloneses) a bordo, perto das Bahamas, em sua rota entre Flórida e Porto Rico. No meio do trajeto, foi pego pelo poderoso furacão Joaquín.

Uma última mensagem do "El Faro" alertou para a perda de propulsão, entrada de água no casco e uma inclinação. Uma intensa busca feita por socorristas não encontrou sobreviventes.

A indenização foi obtida por meio de "um processo de mediação respeitoso e justo", declarou a Tote Maritime em um comunicado, acrescentando que "o apoio aos familiares continuará".

Os acordos põem fim "por completo" a "todas as queixas" dos demandantes, segundo o documento judicial. Entre os parentes que participaram do acordo firmado na sexta-feira passada estão os do capitão do navio, Michael Davidson.

Outras famílias de tripulantes têm processos abertos contra a Tote Maritime, que não quis comentar hoje sobre "ações legais individuais".

Investigadores do NTSB, o órgão americano que regula a segurança no setor de Transportes, localizaram os restos do "El Faro" a mais de 4.500 metros de profundidade, mas não conseguiram encontrar o VDR, uma espécie de caixa-preta que talvez pudesse dar mais pistas sobre as causas do naufrágio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos