PUBLICIDADE
Topo

Explorador da National Geographic filmará dentro de vulcão da Nicarágua

30/03/2016 22h32

Manágua, 31 Mar 2016 (AFP) - O americano Sam Cossman, intrépido cineasta e explorador da National Geographic, percorreu nesta quarta-feira as bordas do ativo vulcão Masaya da Nicarágua para planejar sua descida ao fundo da cratera - informou o governo local.

"O objetivo de Cossman é descer pelas profundidades deste colosso, um dos mais ativos da Nicarágua, e realizar um documentário do intenso lago de lava, valendo-se de instrumentos e ferramentas de tecnologia de ponta", explicou o governo em sua página na Internet.

Cossman lidera uma equipe da National Geographic que chegou no sábado à Nicarágua para filmar o poço de lava incandescente que se formou dentro da enorme garganta do vulcão Masaya. De 600 metros de altura, o vulcão era conhecido como "a boca do inferno" pelos conquistadores espanhóis.

Segundo especialistas do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), a atividade magmática provocou "pequenos desabamentos das paredes internas e abrindo as bocas do vulcão".

Apesar do perigo, Cossman está decidido a descer até o fundo da cratera para capturar o fenômeno vulcânico.

Cossman ainda não anunciou quando fará a descida, façanha que o colocará entre os poucos aventureiros a entrarem nas entranhas do vulcão.

Este pequeno vulcão fez sua última erupção importante há mais de dois séculos, em 1772, quando quase destruiu as cidades indígenas de Masaya e de Nindirí.