Cidade argentina realiza insólita Festa Nacional dos Gêmeos

San Miguel de Tucumán, Argentina, 10 Jul 2016 (AFP) - Quase 1.000 pares de irmãos gêmeos participaram, entre sábado e domingo, de uma insólita e tradicional festa, na localidade rural de Famaillá, província de Tucumán, no norte da Argentina.

A Festa Nacional dos Gêmeos, que é realizada há 10 anos, neste ano coincide com a comemoração do Bicentenário do Dia da Independência da coroa da Espanha. No sábado, quando se completaram os 200 anos, houve grandes celebrações em San Miguel, a capital tucumana, sede do primeiro congresso soberano em 1816.

Cerca de 2.000 irmãos gêmeos chegaram de toda a Argentina, e inclusive do Brasil e do Chile. Famaillá se situa 1.075 km ao norte de Buenos Aires.

Durante o evento, tudo vale por dois. Por toda parte, as pessoas transitavam ao lado dos seus pares, como se se tratasse de um espelho invisível que criasse uma cópia à imagem e semelhança de cada participante.

"A Festa dos Gêmeos é um evento para a família, que oferece uma celebração inédita a nível nacional e continental", disse à AFP Delia Fiad, diretora de Turismo do município de Famaillá.

A curiosa reunião incluiu concursos de dança, shows de música folclórica, karaokê e torneios de futebol, tudo entre gêmeos. Para não deixar ninguém de fora, participaram também todas as mulheres grávidas que apresentaram ultrassonografias indicando o nascimento futuro de dois bebês.

A festa é inspirada em duas personalidades de Famaillá, José e Juan Enrique Orellana, irmãos gêmeos que foram prefeitos da cidade e hoje são deputado nacional e legislador provincial, respectivamente.

"É uma ideia magnífica que nos permitiu gerar um encontro bonito, que alimenta o turismo da cidade", comentou Juan Enrique.

A festa ocorreu ao mesmo tempo que os atos de festejo do Bicentenário, para os que o presidente argentino, Mauricio Macri, convidou o rei emérito da Espanha, Juan Carlos I. O convite, justo em uma data que enaltece o final dos laços com a coroa espanhola, gerou críticas por parte da população.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos