Topo

Com 400 anos, tubarão da Groenlândia é o vertebrado que mais vive no mundo

Julius Nielsen/Via Reuters
Imagem: Julius Nielsen/Via Reuters

Em Miami

11/08/2016 18h51

O tubarão da Groenlândia (Somniosusmicrocephalus), um dos maiores tubarões do mundo, é o vertebrado mais longevo da Terra, podendo viver até 400 anos, segundo um estudo publicado na revista científica "Science" nesta quinta-feira.

Seu crescimento lento - cerca de um centímetro por ano - contribui para a sua vida excepcionalmente longa, superando outros centenários conhecidos do mundo animal, como a baleia da Groenlândia e a tartaruga das Galápagos.

Na verdade, sabe-se de apenas uma espécie de molusco que vive mais tempo, de acordo com o estudo: "A expectativa de vida do tubarão da Groenlândia só é superada pela do Arcticaislandica (507 anos)".

Os tubarões da Groenlândia são os maiores peixes nativos das águas do Árctico.

Eles também demoram muito tempo para atingir a maturidade sexual - cerca de 150 anos, segundo o artigo.

O estudo foi baseado em técnicas de datação por radiocarbono, aplicadas aos olhos de 28 fêmeas capturadas acidentalmente por pescadores que procuravam outras espécies.

Os pesquisadores podem descobrir a idade de criaturas marinhas ao encontrar vestígios de radiação atômica nos seus tecidos, resultantes de testes atmosféricos de armas termonucleares, realizados desde meados da década de 1950.

A equipe de pesquisadores internacionais descobriu que os dois maiores tubarões neste estudo, de 493 cm e 502 cm de comprimento, "tiveram suas idades calculadas em cerca de 335 e 392 anos, respectivamente".

Acredita-se que a duração média da vida dos tubarões da Groenlândia é de cerca de 272 anos, segundo o estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Copenhague.

Os coautores são do Instituto de Recursos Naturais da Groenlândia, do Aquário Nacional da Dinamarca, da Universidade do Ártico da Noruega, da Universidade de Indiana South Bend, da Universidade de Oxford e do Instituto de Ciência Marinha de Virgínia.