Bangladesh evacua 300.000 pessoas por chegada de ciclone

Dacca, 29 Mai 2017 (AFP) - Cerca de 300.000 pessoas foram evacuadas em Bangladesh, e outras 700.000 podem seguir seus passos nas próximas horas, diante da chegada do ciclone Mora que se dirigia para a costa do sudeste do país com ventos de entre 90 e 115 quilômetros por hora.

A tempestade se encontra a 385 km do porto de Chittagong e, segundo meteorologistas, deve chegar ao litoral na primeira hora de terça-feira (30).

As autoridades transportaram 300.000 pessoas para abrigos protegidos, explicou Abul Hashim, o porta-voz do gabinete de gestão de catástrofes deste país do Sudeste Asiático.

"Nosso objetivo é que não haja nenhuma vítima, e faremos todo o possível para retirar mais de um milhão de pessoas antes" da chegada do ciclone, afirmou.

De acordo com o meteorologista Abdur Rahman, a expectativa é que o ciclone chegue acompanhado de chuvas torrenciais, que poderão provocar inundações no litoral.

"Avisamos os portos", informou Rahman.

O governo local pediu a todos os navios pesqueiros que retornem à costa e ancorem.

Em maio, o ciclone Roanu atingiu a costa meridional de Bangladesh, causando a morte de 20 pessoas. Pelo menos 500.000 moradores foram obrigados a deixar suas casas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos